A vice-presidente reiterou o compromisso de baixar os estoques de processos e agir da forma mais rápida possível. "Minha gestão terá como meta analisar os recursos, no menor prazo possível, para que a prestação jurisdicional seja dada de forma célere e eficaz e com isso, reduzir consideravelmente o estoque de processos recursais", disse a desembargadora Maria Aparecida.
José Zuquim disse ainda que trabalhará junto com sua equipe de magistrados e servidores para alcançar suas metas e superar os desafios. "Não apenas com o intuito não só fiscalizatório, mas também de reconhecer os magistrados e servidores com boa produção e dar suporte àqueles que por algum motivo não estão no mesmo patamar. Penso que a corregedoria tem que ser o canal de aprimoramento do serviço judicial, seja pela presteza, qualidade e resultado final", concluiu.
Como juíza, exerceu a magistratura de Primeiro Grau por 27 anos, sendo promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do TJMT em 8 de outubro de 2012. Foi também juíza auxiliar da Presidência e da Corregedoria. Atuou como corregedora-geral da Justiça no biênio 2017/2018. Exerce a função de presidente da Comissão de Segurança de Magistrados do PJMT e presidente da Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo.
Atualmente, também é responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) no âmbito do TJMT. Possui especialização em Direito Processual Civil e Mestrado em Ciências Ambiental (UNIGRAN).
Foi promovido por antiguidade para a Primeira Vara da Comarca de Sinop em 3 de dezembro de 1986 e removido a pedido para a Segunda Vara da mesma comarca, em 4 de julho de 1990. Foi mais uma vez removido a pedido, desta vez para a Segunda Vara Criminal da Comarca de Cáceres e em seguida promovido por merecimento para a Primeira Vara Cível da Comarca de Barra do Garças, em 11 de outubro de 1991.
Por antiguidade, foi promovido para a Primeira Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá em 27 de novembro de 1992 e removido a pedido para o Juizado Especial do Bairro Santa Helena, em 17 de dezembro de 1993. Novamente foi removido a pedido para a 23ª Vara Especializada do Meio Ambiente e Juizado Volante Ambiental, em 13 de dezembro de 1996. Ele atuou no JUVAM por 17 anos - O trabalho desenvolvido no Juizado Volante Ambiental foi reconhecido nacionalmente, quando da premiação pelo 1º Projeto INOVARE.
Também foi convocado por diversas vezes para compor as câmaras de julgamento da Segunda Instância do Poder Judiciário de Mato Grosso. Tomou posse como desembargador em 5 de outubro de 2012. Foi Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e Presidente do Comitê de Saúde. Possui especialização em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT