A Polícia Militar do Ceará apreendeu um avião de pequeno porte que teria saído de Mato Grosso com aproximadamente 400 kg de drogas. A operação policial foi realizada nos municípios de Boa Viagem e Canindé, no interior do estado nordestino, com apreensões ocorrendo na tarde e na noite de terça-feira (14). A droga estava num monomotor modelo PP-FFU. Três pessoas foram presas, incluindo o piloto, que é mato-grossense. Outras duas pessoas chegaram a ser presas também, mas foram liberadas após terem sido ouvidas. A polícia continua as buscas por um outro homem que também estaria na aeronave. As informações são da Polícia Civil do Ceará. O caso foi repassado à Polícia Federal, porque existe a suspeita de que se trate de tráfico internacional de drogas.
No total, havia no avião 30 quilos de crack e 369 quilos de pasta base, sendo de cocaína ou de crack. Também foram apreendidos um carro, uma pistola, dinheiro e um equipamento utilizado para bloquear sinais emitidos via satélite. O piloto do avião é de Mato Grosso e disse que o avião saiu do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O caso
A aeronave foi vista por populares quando sobrevoava Boa Viagem. A PM foi acionada e começou a fazer as buscas em áreas com pistas de pouso clandestinas ou desativadas.
O monomotor pousou num campo de aviação desativado, no Bairro de Fátima, naquele município. Lá, a polícia encontrou uma mala com 30 quilos de crack. O material foi recebido por um homem de 28 anos. Com ele, a polícia apreendeu o carro que seria usado no transporte da droga. Autuado em flagrante por tráfico, o homem foi levado para a cadeia pública do município.
Após a prisão em Boa Viagem, a polícia continuou as buscas pelo monomotor, que foi encontrado numa pista em Canindé. O pouso ocorreu na cidade porque o avião ficou sem combustível. Dentro da aeronave havia malas carregadas com 369 quilos de drogas, uma pistola de calibre 380 municiada, R$ 6,1 mil e equipamentos como celular e aparelho utilizado para bloquear sinais emitidos via satélite.
O piloto do avião foi preso perto dali, na BR-020. Ele foi flagrado por moradores da região e pela polícia carregando vasilhames com combustível para reabastecer o avião. O suspeito informou que estaria sendo ameaçado por um homem que teria ido com ele a bordo, e que teria fugido em um táxi. O motorista do táxi foi preso e também afirmou que teria sido ameaçado pelo homem.