Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,48 | EURO R$ 6,43

08 de Julho de2025


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Segunda-feira, 12 de Outubro de 2015, 16:34 - A | A

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2015, 16h:34 - A | A

CORRIDA

Febre do ouro leva mais de duas mil pessoas para 'garimpo' em Pontes e Lacerda

Várias fotos e vídeos do local estão sendo compartilhadas nas redes sociais

OLHAR DIRETO

Uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de  Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) vive uma verdadeira 'corrida pelo ouro' e já é chamada de “Serra Pelada de MT'. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamam a atenção e 'acirram' a disputa por espaço. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas, nos últimos 15 dias, estejam trabalhando na mineração.

Procurada pela reportagem do Olhar Direto, investigadores da Delegacia Municipal de Pontes e Lacerda, informaram que o delegado Gilson Silveira do Carmo, titular da unidade, já realizou diligências pelo local e chegou a realizar detenções. Entretanto, o número de conduzidos não foi divulgado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 

Por causa da extração desordenada, imagens divulgadas como sendo da área, mostram a devastação da região, além de um aglomerado de pessoas e de alojamentos instalados.

 

Nas redes sociais é cada vez maior a disseminação de informações: "Mina de ouro descoberta em Pontes e Lacerda (MT) causa alvorço na população", diz o Cabo da PM,  Davino Padilha Vieira Neto, em postagem no Facebook. A publicação ganhou mais de 190 compartilhamentos em um período de 15 horas.

A propagação das imagens acaba influenciando na ida de mais pessoas para a serra. Diversos veículos, entre automóveis, motos e caminhonetes, novos e usados, podem ser encontrados pelo caminho, o que demonstra que pessoas de diversas classes sociais estão na corrida pelo ouro.

 

Levantamento

 

Dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que em 2014 a cidade de Pontes e Lacerda exportou mais de 21 milhões de dólares em ouro. Já em 2015, até setembro, 1,7 milhão de dólares.

 

 

A onça troy do ouro encerrou a última semana cotada em mais de 1,16 mil dólares. A onça troy equivale a cerca de 28,35 gramas de ouro.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]