propaganda

EDUCAÇÃO /

Segunda-feira, 17 de Maio de 2021, 13h:00

A | A | A

ENEM 2021: a polêmica está de volta

Nota divulgada pelo Conselho Nacional de Educação confunde estudantes


Imagem de Capa
Leonardo Baird

Na semana passada, uma nota do Conselho Nacional de Educação (CNE) não fez menção ao ENEM 2021, fazendo com que diversos estudantes e veículos de comunicação interpretassem tal documento oficial como uma negativa para a realização da prova ainda este ano. Logo após instalada a discussão nas redes sociais (Facebook, Twitter e outras) o INEP, órgão responsável pela elaboração e realização da prova, tratou de acalmar os estudantes e pais informando que a prova está, não só confirmada, mas também espera-se realizá-la ainda este ano. Esse tipo de acontecimento reflete não só a velocidade de transmissão da informação pelos meios sociais, que nos últimos anos ganhou índices exponenciais, bem como mostra também como as informações devem ser tratadas com parcimônia e sempre devem ser checadas, mesmo aquelas advindas de órgão oficiais.

Por fim sabemos que o ENEM vai ocorrer (como sempre aconteceu) e recomendamos que os estudantes, ainda mais nesse momento, foquem mais nos estudos e no formato da prova do que em discussão em redes sociais.

FATO!

 

Ainda dá tempo de estudar para o ENEM???

Em época de pandemia muitos alunos não começaram ainda a se preparar para a prova. Um dos pontos que sempre discutimos nas aulas do CURSO APROVAÇÃO é o fato de que estudar para “passar de ano” é diferente de “estudar para a prova do ENEM”.

E todo ano, após o início do cursinho (que começou em fevereiro), aparecem dezenas de jovens com a mesma pergunta: “Prof, ainda dá tempo de estudar para o ENEM?”. Fato é que para responder essa pergunta o aluno precisa interpretar o “tempo” como um recurso. Apesar de todos nós termos 24 horas disponíveis, todos os dias, o que fazemos com esses segundos é o que fazem a diferença. Então, para responder a pergunta feita acima, eu sempre digo que SIM! Mas como diria Renato Russo, “temos o nosso próprio tempo” e, desse modo, precisamos ter em mente quanto do nosso tempo, realmente vamos nos dedicar a estudar para a prova do ENEM.

Claro que aqueles que possuem mais tempo porque não trabalham, ou não estão mais no Ensino Médio têm, em tese, um recurso maior e com isso uma maior facilidade, mas na contramão dessa afirmação não podemos esquecer da “qualidade” desse tempo de estudo, pois quem estuda certo, estuda melhor. Nas próximas edições vamos discutir como distribuir o tempo disponível e como estudar com técnica, para que possamos render melhor nos estudos!!!

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto