Pereira Alves
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Da Redação
O município de Primavera do Leste (MT) é um polo relevante na produção de várias culturas como soja, milho, algodão, sorgo, milheto, entre outros. O agronegócio no município é a mola propulsora da economia, além de gerar milhares de empregos todos os anos e pode se afirmar sem medo de errar que sem o Agro, Primavera do Leste não seria tão pujante.
Dentre os plantios tradicionais, destaca-se a cultura do feijão, como uma das principais áreas de cultivo irrigado no estado de Mato Grosso. A região utiliza tecnologia de ponta, incluindo pivôs centrais e rotação de culturas, gerando produtividade expressiva com áreas de plantio que movimentam dezenas de milhões de reais.
Produção e Área:
O município registrou, em anos anteriores, áreas plantadas de destaque (ex:15,8 mil hectares com 23,7 mil toneladas em 2019) e produções de, por exemplo, 10,8 mil toneladas em 8,5 mil hectares, segundo dados do IBGE.
Qualidade e Tecnologia
A região é conhecida pelo cultivo de alta produtividade (metas de 50 sacas/hectare) com uso intenso de tecnologia sob pivô-central. Variedades: Há presença de cultivo de feijão caupi (ex: BRS Tumucumaque).
Valor Econômico
O feijão é uma cultura importante para a rotação, com produtores buscando altos rendimentos, com valor de produção que ultrapassa dezenas de milhões de reais no município. A região se beneficia também de parcerias e infraestrutura voltada para o agronegócio, como sementeiras locais e feiras tecnológicas como a Farm Show.
Mato Grosso é o quarto maior produtor brasileiro de feijão, cultivando as variedades carioca, caupi e preto, além de feijões especiais para exportação. A leguminosa é produzida em até três safras ao ano.




















