Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

19 de Novembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025, 13:58 - A | A

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025, 13h:58 - A | A

Segundo estudo

Primeiro beijo foi dado 20 milhões de anos atrás por primatas

Contato boca a boca entre primatas pode ter raízes antigas ligadas à socialização e à escolha de parceiros

Administração

 
Toby Sterling, da Reuters
Foto-G1-Globo
 

Beijar não começou com amantes humanos destinados ao fracasso, mas com os ancestrais primatas dos grandes símios há cerca de 20 milhões de anos, de acordo estudo.

 

Ainda assim, humanos, chimpanzés, bonobos, orangotangos e gorilas todos beijam, o que sugere fortemente que o hábito foi herdado de um ancestral comum.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Cientistas no estudo combinaram observações do comportamento de primatas com dados sobre relações evolutivas, para voltar no tempo e tentar datar o primeiro beijo.

"Usando essas duas peças-chave de informação, empregamos uma abordagem de modelagem que nos permitiu simular diferentes cenários evolutivos", disse a autora principal Matilda Brindle, do departamento de biologia de Oxford.

 

A definição pouco romântica de beijo dos cientistas foi "contato boca a boca não agressivo que não envolvia transferência de comida". Isso incluía beijos sexuais, bem como beijos platônicos, como aqueles entre membros da família ou em cumprimentos amigáveis. Como o beijo surgiu continua sendo um tema de debate, assim como por que ele persistiu.

"Algumas pessoas sugerem que o beijo sexual é uma maneira útil de avaliar a qualidade ou a adequação do parceiro", disse Brindle. "Alternativamente, o beijo pode ser um tipo de preliminar, aumentando a excitação sexual e aumentando a chance de fertilização."

Acredita-se que beijos platônicos sejam usados para navegar por relações sociais complexas ou aumentar a ligação, disse ela.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]