PEREIRA ALVES/IA
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Da Redação
A Produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial de café, o que faz o país ser de longe o maior produtor — uma posição mantida nos últimos 150 anos Já em Primavera do Leste, Mato Grosso, a produção de café é uma atividade de nicho, com presença de pequenos produtores, assentamentos e fazendas focadas em tecnologia.
Apesar de não figurar entre as maiores culturas da região dominada por soja/algodão, destacam-se iniciativas como a Fazenda Nascente do Café, que atua na produção de café robusta/conilon e o Assentamento Rio Café.
A região enfrenta desafios climáticos, como irregularidade de chuvas, que impactam o início da safra. Locais e Estrutura A região de Primavera do Leste possui áreas de produção, com destaque para iniciativas como a Fazenda Nascente do Café (Grupo FV), que faz parte de um grande grupo agropecuário local, e o Assentamento Rio Café, apoiado por políticas públicas.
Tipo de Café
O foco no estado e na região tem sido, predominantemente, o café Canephora (conilon/robusta). Desafios Técnicos Produtores enfrentam desafios com o manejo devido a veranicos (períodos de seca) e atrasos no plantio ocasionados pela irregularidade das chuvas, conforme apontado por produtores locais.
Dados de Produtividade
Dados indicam rendimentos médios que mostram a viabilidade da cultura em pequenas áreas, com produtividade superior a em áreas de monitoramento.
Mercado
Além da produção de grãos, há torrefação local, como o Café Casão, voltado ao sabor caseiro. A região está inserida no zoneamento agroclimático para o café, com variações de risco (20% a 40%) para o plantio de conilon, tanto irrigado quanto de sequeiro.




















