A direção nacional do Partido Liberal (PL) deve definir em fevereiro os detalhes e as estratégias para a pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (RJ) ao Palácio do Planalto.
Filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL), Flávio foi lançado na disputa presidencial em dezembro do ano passado, depois de o ex-presidente indicá-lo como representante político.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Dirigentes da sigla têm avaliado que o nome do senador ganhou tração ao longo das últimas e que deve se tornar definitivo nas eleições de outubro deste ano. A avaliação também é compartilhada por caciques partidários do chamado “Centrão”, que antes apostavam em uma candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta (14/1) mostrou que o filho “01” de Bolsonaro se consolidou como segundo colocado em seis dos setes cenários testados para um eventual primeiro turno.
Em um deles, Flávio (23%) aparece à frente de Tarcísio (9%), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 36%.
Para ampliar o desempenho do filho do ex-presidente, aliados da família Bolsonaro defendem que o senador comece a estruturar o time de campanha. Parlamentares próximos a Flávio afirmam que Jair Bolsonaro já teria orientado o filho a trabalhar para ampliar a projeção nacional.
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou ao Metrópoles que a expectativa é de que os detalhes da pré-campanha de Flávio Bolsonaro sejam definidos até o final de fevereiro.
Valdemar indicou à reportagem que Flávio deverá ter liberdade para definir as estratégias que antecedem o período eleitoral.
Pré-campanha nas eleições de 2026
- A pré-campanha é o período que antecede o início da propaganda eleitoral, marcado para 16 de agosto.
- Regras impedem que, nesse intervalo, os prováveis candidatos peçam explicitamente voto.
- A legislação permite que os pré-candidatos participem de eventos e viagens.
- Também são permitidos gastos com impulsionamento de materiais em redes sociais, desde que bancados pelo partido ou pelo próprio pré-candidato.
Segundo aliados do filho de Bolsonaro, o senador já tem discutido estratégias de campanha. O martelo não foi batido, no entanto, em razão de um desencontro entre Valdemar e Flávio: o presidente do PL retornará a Brasília apenas no final de janeiro, mas o senador deverá estar no exterior.
Antes das definições, Flávio Bolsonaro viajará a Israel, ao Bahrein e aos Emirados Árabes Unidos, em missão oficial autorizada pelo Senado. Os compromissos deverão ocorrer entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro.
Na primeira parada, o “01” de Bolsonaro participará, como palestrante, na Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo. Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, ele terá reuniões no Conselho Nacional Federal, a sede do Poder Legislativo.





















