Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

10 de Dezembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025, 07:38 - A | A

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025, 07h:38 - A | A

Veja a repercussão

Oposição comemora e base repudia PL da Dosimetria

Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta (10), texto que reduz penas para envolvidos em atos antidemocráticos

Administração

 
Renata Souza, da CNN Brasil, São Paulo
Foto-Republicanos10
 

Parlamentares progressistas e de oposição usaram as redes sociais nesta quarta-feira (10) para repercutir a aprovação na Câmara dos Deputados do PL (projeto de lei) da Dosimetria, que reduz as penas dos envolvidos na trama golpista e nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

 

Os deputados aprovaram a versão do relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), para o que antes era chamado de PL da Anistia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

O foco da proposta ficou na redução do cálculo de penas e, para isso, o texto lista condições e fixa porcentagens mínimas para o cumprimento da pena e progressão de regime. Para evitar "insegurança jurídica", o relator também deixou expresso na proposta que a remição da pena pode ser compatível com a prisão domiciliar.

Nas redes sociais, a oposição comemora o resultado, embora ressalte que o projeto não é o "ideal" e, por isso, seguirá em busca da anistia "ampla, geral e irrestrita". Já os governistas, repudiam a aprovação, que consideram uma "vergonha".

Veja o que disseram os parlamentares

Carlos Jordy

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que o texto aprovado é um "alento para famílias que poderão ter seus parentes de volta em casa". E ressaltou que continuarão atrás da anistia.

Zeca Dirceu

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) expôs seu voto contra o projeto no sistema da Câmara e completou, na legenda da publicação no X: "Não a essa vergonha".

 

Caroline De Toni

Para a deputada Caroline De Toni (PL-SC), a versão aprovada da matéria não é "a justiça completa que sonhamos, mas é um passo fundamental de reparação".

 

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Comunicação Social, afirmou que o projeto "tenta reescrever a história para proteger quem atentou contra a República".

Sanderson

O primeiro vice-líder da Oposição na Câmara, deputado Sanderson (PL-RS) classificou a aprovação como um "importante passo em direção à correção da injustiça feita contra pessoas inocentes".

Fernanda Melchionna

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também considerou a aprovação "vergonhosa". "Em um dia marcado pelo autoritarismo, pela violência e por um clima que lembra os anos de ditadura, aprovaram o perdão aos que atentaram contra as nossas liberdades democráticas", escreveu no X.

 

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]