Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,40 | EURO R$ 6,35

05 de Setembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025, 13:20 - A | A

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025, 13h:20 - A | A

"Extrema-direita tem força"

Lula cita "risco" de Congresso aprovar anistia

Projeto tem sido defendido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), possível adversário do presidente nas urnas em 2026

 
Lucas Schroeder e Laura Molfese, da CNN, São Paulo 
Foto-Região Noroeste
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (4), sobre o "risco" de o Congresso Nacional aprovar uma anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Para o petista, a "extrema-direita" segue com força no Parlamento.

 

A declaração ocorreu durante uma roda de conversa com comunicadores e ativistas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O bate-papo foi transmitido nos perfis de Lula nas redes sociais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

"Agora, é outra coisa que nós temos que saber: se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia, porque o Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, aprovou quase tudo que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda", disse Lula.

Como mostrou a CNN, Lula reforçou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ser contra qualquer proposta de anistia aos envolvidos na depredação da Praça dos Três Poderes.

No encontro com o chefe do Executivo na quarta-feira (3), Alcolumbre não mencionou a proposta, mas o presidente fez questão de ressaltar que, na visão dele, a ideia de perdão atenta contra a democracia e a soberania nacional.

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve em Brasília nesta semana, aproveitou a ocasião para liderar as negociações em prol da anistia. Aliados de Tarcísio

Cotado para concorrer à Presidência da República em 2026, Tarcísio se reuniu ontem com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar do assunto.

Em um jantar que reuniu o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL), e o pastor Silas Malafaia no Palácio dos Bandeirantes na noite de ontem, o governador previu a aprovação da anistia na Câmara e no Senado ainda neste ano.

O trio avaliou que o projeto deve passar na Câmara com mais de 300 votos, o que, na visão deles, tornará a aprovação no Senado inevitável.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]