Os Estados Unidos ordenaram o envio de navios adicionais para o sul do Caribe como parte do esforço do presidente Donald Trump para enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos, duas fontes informadas sobre o envio disseram na segunda-feira (22).
As fontes se recusaram a detalhar a missão específica dos envios, mas afirmaram que as movimentações recentes visam enfrentar as ameaças à segurança nacional dos EUA vindas de "organizações narcoterroristas" especialmente designadas na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Na semana passada, outras fontes afirmaram à agência de notícias Reuters que os EUA encomendaram um esquadrão anfíbio para o sul do Caribe como parte do mesmo esforço.
As embarcações USS San Antonio, o USS Iwo Jima e o USS Fort Lauderdale deveriam ter chegado à costa da Venezuela já no domingo (24). Os navios transportam 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, disseram as fontes.
O presidente americano fez da repressão aos cartéis de drogas um objetivo central de seu governo, parte de um esforço mais amplo para limitar a migração e proteger a fronteira sul dos EUA.
O governo Trump classificou o Cartel de Sinaloa do México e outras quadrilhas de traficantes, assim como o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua, como organizações terroristas globais em fevereiro, enquanto o republicano intensificava a fiscalização imigratória contra supostos membros de gangues.