Depois de mais de nove anos, Primavera do Leste está muito próxima de ter um time profissional para representar a cidade em competições profissionais, entre elas a Copa Mato-grossense de Futebol. Já existe em andamento toda uma articulação para o retorno do Esporte Clube Primavera, há inclusive preparativos para ter um time para disputar a série B, ainda em 2021.
Fundado em 2006, o time profissional de Primavera, conhecido popularmente como Calango do Cerrado, esteve presente em competições profissionais do futebol mato-grossense entre 2008 e 2012. Participou da primeira divisão em 2008 e 2011; e da segunda divisão em 2010, 2011 e 2012. Atualmente o clube está licenciado, mas com as atividades esportivas paradas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O sonho de que Primavera do Leste voltasse a ter um time profissional, surgiu de Luiz Dalzotto, popularmente conhecido como Luiz Bitto, ex jogador da equipe de Primavera. “Desde que tive a triste notícia de que não poderia mais jogar como antes, tive este sonho de ajudar outras pessoas a conseguir realizar o que não consegui no futebol, como profissional. Afinal quem nunca sonhou em ser um jogador profissional, não é?” frisou Bitto que atualmente é diretor do clube.
O primeiro passo já foi dado. Uma mudança de nome precisou ser feita. O time, que antes era chamado de Primavera Esporte Clube, agora será batizado de Esporte Clube Primavera. “Como já tem escrito o Poconé Esporte Clube, que ficaria com a sigla P.E.C nos entramos com pedido para mudança, agora será Esporte Clube Primavera, com as siglas E.C.P”, explicou Bitto.
Recentemente a diretoria do Esporte Clube Primavera participou de uma reunião com a cúpula da Federação Mato-grossense de Futebol. Lá os dirigentes se informaram sobre taxas e os trâmites legais da reativação do time. Segundo Bitto, o presidente da entidade, Aron Dresch, se mostrou muito feliz com a volta do Primavera Esporte Clube. Porém, apesar da visita, não houve nenhum documento assinado. “Nos passaram os valores da reativação, tanto na FMF quanto na CBF. Em breve voltaremos à federação”.
Depois da parte burocrática, será tempo de pensar no trabalho dentro de campo. O cargo de presidente do time é de Cleverson Machado, empresário, que apesar de morar em Cuiabá, acredita na capacidade do município em ter um time profissional. O presidente ressalta que a partir dos próximos dias, o elenco que disputará a Série B começará a ser formado. Ainda antes disso a comissão técnica será apresentada.
Pretensões na Segundona
Com o clube pronto e competindo, começam as ambições do Esporte Clube Primavera dentro da segunda divisão estadual. Para isso o clube deve iniciar a preparação dos atletas na categoria sub-19, que deve participar de competições ainda este ano.
Após o anúncio do retorno do Esporte Clube Primavera ao futebol profissional, surgiram comentários a favor e contra a atitude da diretoria do Primavera. Parte da torcida do Primavera se diz desconfiada porque muitas foram as tentativas.
Sobre o assunto, Luiz Bitto diz que para todas as atitudes tomadas até aqui, e também as que serão tomadas, há planejamento.
“Sou primaverense, não sou guri pequeno e sei o que estou fazendo. Não penso em colocar o clube em uma fria. Alguns torcedores do Primavera reclamam, mas Primavera do Leste é uma cidade que tem nome, tem história e merece voltar. A simples passagem na FMF nos colocou em destaque e muitas pessoas de outros municípios elogiaram a iniciativa”, frisou Bitto.
Entrevista – Cleverson Machado – presidente do Esporte Clube Primavera
Morador de Cuiabá, o empresário de 42 anos, Cleverson Machado, diz que o interesse em ajudar a alavancar o Primavera Esporte Clube, surgiu levando em consideração o potencial do município, que diferente de outras cidades onde o agronegócio é pujante, estava sem um time para representar o município. Confira a entrevista com o presidente.
Jornal O Diário: Como tomou conhecimento e o que despertou o seu interesse em relação ao Esporte Clube Primavera?
Cleverson Machado: Primavera do Leste é uma cidade muito promissora e vem se destacando no cenário do agronegócio. Atualmente as principais cidades do Mato Grosso que tem a economia pautada no agronegócio tem seus clubes esportivos, como por exemplo: Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop entre outras. Então minha visão é que Primavera do Leste, que tem condições tanto na logística como na infraestrutura não poderia ficar de fora do cenário esportivo. Vendo a vontade do amigo e diretor Luiz Bitto em ver a Esporte Clube Primavera ser reativado, a paixão e a vontade de ver o clube ser resgatado falou mais forte e eu resolvi apoiar.
Jornal O Diário: O que precisa ser feito para que o Esporte Clube Primavera volte aos gramados? O que já foi feito até agora?
Cleverson Machado: Bom, o ponta pé inicial já foi feito, que era a eleição e formação da nova diretoria que está pronta. Agora é esperar essa pandemia dar uma trégua e os decretos estadual e municipal se acalmar, para assim iniciar as atividades extracampo com os atletas. Espero inicie o mais rápido possível, por mim iniciávamos hoje.
Jornal O Diário: O time será composto só por moradores da cidade? Outros jogadores serão contratados?
Cleverson Machado: Os atletas da casa terão preferência e na falta de atletas com certeza vamos agregar alguns de fora, mas deixando claro que os atletas de casa terão preferência.
Jornal O Diário: A expectativa é que o time volte a jogar em que ano?
Cleverson Machado: O mais rápido possível, como falei o que nos segura nesse momento é somente esses decretos devido a pandemia. Em maio deste ano já tem o campeonato sub-19 e vamos participar sim. Em seguida tem o campeonato da segunda divisão profissional que também vamos disputar sim.
Jornal O Diário: Qual a exigência para que Primavera do Leste tenha um time no Campeonato Mato-grossense? É preciso ter um estádio licenciado?
Cleverson Machado: A federação exige algumas coisas para que possamos estar aptos a receber jogos. Em relação a federação e CBF já tomamos as decisões para que possamos estar aptos.
Jornal O Diário: Como está aceitação da população? Há empresas interessadas em apoiar a volta do time?
Cleverson Machado: Segundo nosso diretor que tem acompanhado mais as nossas redes sociais, a aceitação está bem popular, há também a adesão de atletas que estão pedindo mais informações, há também empresário querendo saber mais sobre o clube e isso é muito animador.
Jornal O Diário: Caso alguém/ ou alguma empresa tenha interesse em colaborar com o time, o que deve fazer?
Cleverson Machado: Quem tiver interesse pode estar procurando os nossos diretores, que estão disponíveis para sanar qualquer dúvida.