Pereira Alves
Da Redação
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Foto-Hiper Notícias
No final do ano passado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a Prefeitura de Primavera do Leste adotasse, em 90 dias, medidas para a plena regularização do transporte escolar do município. A decisão, do conselheiro Guilherme Antônio Maluf, foi resultado dos apontamentos feitos durante a Operação Transporte Escolar Seguro.
Na época, o TCE-MT determinou a regularização metrológica dos cronotacógrafos, a finalização dos cursos de capacitação exigidos para os motoristas e a realização da manutenção preventiva e corretiva da frota composta por 37 ônibus.
Ao ser questionado sobre o assunto, o Coordenador de Transporte Escolar de Primavera do Leste, Cezar Costa, informou que mesmo antes do TCE-notificar o município sobre a situação a Coordenadoria já vinha fazendo as vistorias conforme decisão do IMMETRO.
“São vistorias regulares para verificar suspensão, sinalização, câmeras traseiras e dianteiras entre outras”, explica o coordenador. Cezar destaca a necessidade de regularização das inspeções veiculares e da devida autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para todos os veículos utilizados no serviço.
A Operação Transporte Escolar Seguro foi realizada pelo TCE-MT no primeiro semestre do ano passado, por meio das Secretarias de Controle Externo (Secex), sob coordenação da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex).
No que diz respeito a capacitação dos motoristas, Cezar informa que todos os profissionais que são chamados para o cargo conforme a demanda, são capacitados e orientados antes de assumirem a função. Ele ainda, que todos os pontos detectados pela fiscalização do TCE foram solucionados e que todos os veículos utilizados pela coordenadoria atendem as exigências do Tribunal.



















