Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,29 | EURO R$ 6,30

17 de Setembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 13:20 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 13h:20 - A | A

PEC da Blindagem

Centrão tentará retomar votação secreta em processos contra parlamentares

O texto foi assinado pelos líderes do PP, União, Republicanos, MDB, PL, PSDB, Avante e Podemos, além do relator da proposta, deputado Claudio Cajado (PP-BA).

Foto-Folha-UOL

 
 

Lideranças do Centrão tentarão retomar nesta quarta-feira (17) o texto original da PEC da Blindagem e retomar a votação secreta para autorizar a abertura de processos contra parlamentares.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

A intenção do grupo é restabelecer a medida por meio da votação de uma emenda aglutinativa, que deve ser votada na etapa de destaques nesta quarta.

O texto foi assinado pelos líderes do PP, União, Republicanos, MDB, PL, PSDB, Avante e Podemos, além do relator da proposta, deputado Claudio Cajado (PP-BA).

????Uma emenda aglutinativa é um tipo de emenda parlamentar que surge da fusão de outras emendas já apresentadas ou da união de emendas com o texto original de uma proposição. 

A votação dessa licença para abertura de processo seria, de acordo com o texto inicial, secreta — sem registro nominal de votos — e deveria ocorrer em até 90 dias.

Na noite de terça (16), durante a análise do segundo turno da proposta, a previsão foi retirada após uma derrota na votação de uma sugestão de mudança — o chamado destaque.

O pedido havia sido apresentado pelo partido Novo. Para manter o texto, era preciso 308 votos favoráveis, mas foram contabilizados apenas 296 votos. Sem os votos necessários, o trecho relacionado à votação secreta foi suprimido.

Após reunião de líderes nesta manhã, o relator da proposta confirmou a intenção do grupo. 

"Nós fizemos aqui a recomposição, com os líderes, dos votos que tivemos no plenário. Houve um insucesso em uma das votações por conta do horário [...] não pudemos aprovar um dos destaques, mas acabei de apresentar uma emenda aglutinativa com dois destaques restante", afirmou Cajado.

"Já recebemos o apoiamento necessário, de mais de 257 assinaturas, e vamos agora apresentar ao plenário para que retomemos a discussão e possamos concluir a votação em segundo turno", prosseguiu.

 

Proteção de parlamentares 

Chamada de PEC da Blindagem, a proposta amplia a proteção de parlamentares na Justiça, em resposta ao avanço do Supremo Tribunal Federal (STF) em ações contra deputados e senadores.

Até o momento, o texto da proposta também promove mudanças na análise das prisões em flagrante de parlamentares.

A Constituição permite que deputados e senadores sejam presos em caso de flagrante de crime inafiançável, desde que o Congresso valide a detenção em uma votação aberta.

Pela PEC aprovada, essa votação passaria, no entanto, a ser secreta.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]