Terça-feira, 16 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,32 | EURO R$ 6,29

16 de Setembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 07:07 - A | A

Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 07h:07 - A | A

TRÂNSITO

Semana Nacional do Trânsito é lançada em Primavera do Leste com foco na conscientização e preservação da vida

Prefeito, autoridades e forças de segurança destacam a importância de desacelerar e refletir sobre responsabilidade humana no trânsito

ASSESSORIA

A manhã da segunda-feira (15) em Primavera do Leste foi marcada pelo lançamento oficial da abertura da Semana Nacional do Trânsito 2025, que oficialmente terá início na quinta-feira, 18, e encerra dia 25 de setembro. O evento ocorreu no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, reunindo o prefeito Sérgio Machnic, a chefe da 40ª Ciretran, Lenice Freitas, secretários municipais e representantes das forças de segurança — Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, CMTU, além de apoiadores como o SEST/SENAT e cooperativas de crédito.

Durante a cerimônia, as autoridades reforçaram que o tema deste ano, “Desacelere: a responsabilidade humana no trânsito”, não se limita a campanhas pontuais, mas deve ser tratado diariamente como um compromisso coletivo. 

O prefeito Sérgio Machnic lembrou que Primavera do Leste vive um crescimento acelerado, com projeção para 200 mil habitantes nos próximos 10 anos, o que exige ações estruturais, como duplicações de rodovias, obras estruturantes e também ações educativas. “A conscientização precisa começar pelas escolas. As crianças são agentes de mudança dentro de casa, cobrando dos pais atitudes mais responsáveis no trânsito. Perder uma vida significa destruir uma família. Não podemos aceitar isso como algo normal”, afirmou.

O gestor destacou ainda a união das forças de segurança, instituições e sociedade civil em torno da causa. “Estamos tratando de vidas. Ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas precisam se ver como parte do mesmo sistema. Se cada um desacelerar e respeitar as regras, teremos um trânsito mais humano e seguro”, avaliou.

Segundo dados apresentados pela chefe da Ciretran, Lenice Freitas, o município enfrenta um cenário crescente no número de veículos e condutores. “O trânsito deve ser falado de manhã, de tarde e à noite. Cresce a frota de veículos, crescem as infrações e, infelizmente, temos os acidentes. O mais doloroso é quando temos vidas interrompidas de forma brusca”, destacou.

Lenice Freitas lembrou que só neste ano mais de 1.034 novos condutores já foram habilitados na cidade. A frota veicular local ultrapassa 80 mil registros, mas, esse número é ainda maior considerando os veículos de outros municípios que circulam diariamente pela região.

O secretário de Fazenda, à qual a CMTU está vinculada, Vanderlei Francisconi Tolfo ressaltou que é importante a discussão sobre o tema e ao longo da Semana Nacional do Trânsito diferentes ações estarão sendo promovidas. "É momento de discutirmos de forma conjunta as atitudes de prevenção e conscientização que contribuem para salvar vidas. Serão executadas grandes ações ao longo deste período, junto à população", acrescentou.

O secretário de Obras, Vitor Diniz, enfatizou que apenas medidas de fiscalização, como quebra-molas ou radares, não são suficientes para reduzir os índices de acidentes. “A mudança precisa começar dentro de casa. Se cada um conscientizar a sua família e desacelerar, teremos muito menos tragédias no trânsito”, frisou.

Na mesma linha, o chefe da PRF local, José Márcio da Silva Júnior, lembrou que grande parte dos acidentes ocorre em deslocamentos cotidianos, e não apenas em viagens longas ou em atividades de trabalho.  “O poder de mudar o trânsito não está apenas na instalação de lombadas e semáforos, mas na conscientização de cada motorista. Se temos compromisso cedo, precisamos sair mais cedo de casa, para não transformar a pressa em risco de morte”, alertou.

“Nós atuamos quando o acidente já aconteceu. Por isso, reforçamos a importância da prevenção e da integração entre as forças de segurança. A maioria dos acidentes é evitável”, pontuou o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Bruno Iop.

Representantes da Polícia Civil, como a delegada Ana Maria e o delegado Eric, também ressaltaram o papel da educação. “Nosso trabalho muitas vezes é reprimir e investigar, mas a prevenção é fundamental. Um segundo de desatenção pode mudar para sempre a vida de uma família inteira”, pontuou.

A representante do SEST/SENAT, Neila Gottardi, ressaltou a parceria que tem sido efetivada com o município, por meio das secretarias de Obras, Educação e Cultura. "Quem cuida de casa bem cuidada como o prefeito está cuidando dos servidores, poderá cuidar da comunidade em geral. Estamos na parceria para formação de 240 motoristas para troca de habilitação, então estamos trazendo mais motoristas profissionais", pontuou.

A programação da Semana Nacional do Trânsito inclui palestras educativas em escolas e empresas, panfletagens em avenidas movimentadas, treinamentos com o SEST/SENARvídeos de orientação nas redes sociais, simulações de resgate em vias públicas e um passeio de mobilidade urbana. O Corpo de Bombeiros e o SAMU participarão com ações de impacto, destacando a gravidade dos atendimentos realizados após acidentes.

Com a frota em constante crescimento e dados que revelam um cenário desafiador e Primavera do Leste se prepara para uma semana de intensa mobilização. Mais do que ações pontuais, a proposta da Semana Nacional do Trânsito é provocar reflexão sobre a pressa do dia a dia e o impacto das atitudes individuais na preservação da vida.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]