Redação Terra
Foto-Olhar Digital
O novo recorde mundial de raio mais longo foi registrado nos Estados Unidos e confirmado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM): incríveis 829 km.
Apesar de a informação ter sido divulgada nesta quinta-feira, 31, o caso ocorreu em outubro de 2017, nos Estados Unidos. De acordo com a OMM, os relâmpagos ocorreram do leste do Texas até Kansas City, que seria equivalente à distância entre Paris, na França, e Veneza, na Itália.
Para percorrer essa distância, um carro precisaria de 8h a 9h, enquanto um avião comercial levaria, pelo menos, 90 minutos.
“Essas novas descobertas destacam importantes preocupações de segurança pública sobre nuvens eletrificadas que podem produzir relâmpagos que viajam distâncias extremamente longas, têm um grande impacto no setor de aviação e podem desencadear incêndios florestais”, explicou a Secretária-Geral da organização, Celeste Saulo.
Esse novo recorde é 61 km maior que o anterior, de aproximadamente 768 km, na região sul dos Estados Unidos em 29 de abril de 2020.
Ambos foram identificados pelo Satélite Ambiental Operacional Geoestacionário (GOES-16) da NOAA, mas o de 2017 não foi identificado na análise original, sendo descoberto só em uma nova checagem de dados.
Fonte: Redação Terra