A Rede Estadual de Educação de Mato Grosso passa a ter 101 escolas no modelo cívico-militar. A marca foi atingida nos dias 26 e 27 de junho, quando 15 unidades de 11 municípios realizaram consultas públicas sobre a conversão (em Primavera do Leste, a Escola Estadual Alda Scopel foi a mais recente a aderir).
Na cidade agora, além da Escola Militar Tiradentes, fazem parte do modelo híbrido:
- Primavera do Leste - Escola Estadual Sebastiao Patricio
- Primavera do Leste - Escola Estadual Paulo Freire
- Primavera do Leste - Escola Estadual Cremilda De Oliveira Viana
- Primavera do Leste - Escola Estadual Alda Gawlinski Scopel
Segundo a Secretaria Estadual de Mato Grosso (Seduc), foi crucial a decisão partindo da base, considerando as particularidades de cada escola e as reais necessidades dos alunos. Em um processo que envolveu pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos, através de voto, 14 escolas optaram pela adesão, com exceção da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis, que decidiu pela opção “Não Aprovo”.
Assim como nas votações já ocorridas em 86 escolas, desta vez, pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados, assim como alunos maiores de 16 anos, também puderam decidir por meio do voto conforme as diretrizes do edital publicado no Diário Oficial, no site oficial da Seduc, na imprensa, além de ampla divulgação nas reuniões realizadas pelas diretorias regionais com a comunidade escolar.
Com isso, das 628 escolas da rede estadual, 100 unidades agora são cívico-militares. Elas atendem mais de 80 mil estudantes, com a missão de diminuir a evasão, evitar a violência no ambiente escolar e possibilitar ações que fortaleçam o avanço da aprendizagem dos estudantes.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.
“Na verdade, são 101 escolas cívico-militares, pois, na cidade de Cáceres a rede já contava com a unidade Senador Mario Motta”.
O processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nos pátios das novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.