Terça-feira, 20 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,65 | EURO R$ 6,36

20 de Maio de2025


Área Restrita

Cotidiano Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 14:24 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 14h:24 - A | A

EAD

MEC proíbe Medicina e Direito de ter ensino a distância; veja demais cursos vetados

Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia não poderão mais ser realizadas de forma remota

Redação Terra

Foto-Guarulhos Web

Segundo a determinação não poderá mais haver cursos integralmente online e deverá haver, no mínimo, 20% da carga horária cumprida de forma presencial ou por aulas ao vivo com professores ou atividades síncronas com um mediador.

Além disso, todas as avaliações e provas deverão ser realizadas presencialmente.

A partir da validade da decisão, em 2027, os cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão obrigatoriamente ser realizados de forma presencial em sua totalidade.

“A área da saúde, por exemplo, Enfermagem, quando chegamos ao ministério, 40% das matriculas que estavam sendo autorizadas eram a distância. Nós suspendemos isso e com certeza essa vai ser uma das áreas que vamos garantir 100%”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, em março.

A mudança nas regras da educação a distância foi adiada por quase seis meses na tentativa de encontrar um melhor momento para divulgar as alterações. O marco deveria ter sido publicado ainda em dezembro, mas acabou prorrogado.


Vale ressaltar que os alunos matriculados até o início da nova regra deverão concluir os cursos de acordo com o modelo registrado em suas matrículas.

Desde que assumiu, o ministro da Educação, Camilo Santana, tem defendido uma maior regulação na área. Segundo ele, as mudanças são importantes para garantir a qualidade da oferta. 

*Com informações do Estadão Conteúdo
Fonte: Redação Terra

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]