Com foco na redução das filas de espera por procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Primavera do Leste promoveu neste sábado (24) um mutirão de exames laboratoriais, em parceria com laboratórios credenciados ao município. A ação ampliou em 50% a capacidade de atendimento da rede pública, com a realização de mais de mil exames em um único dia.
A iniciativa faz parte do plano estratégico da Secretaria Municipal de Saúde para acelerar diagnósticos e garantir o início mais rápido de tratamentos aos pacientes que aguardam por exames. O Dia “D” dos exames reafirma o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública mais ágil, eficiente e humanizada.
Para o prefeito Sérgio Machnic, o mutirão evidencia que a saúde está no centro das prioridades da administração “Estamos tratando a redução das filas como uma política permanente, não como medida pontual. Esse mutirão é resultado de uma gestão comprometida em garantir que a população tenha acesso rápido aos exames, diagnósticos e ao tratamento. É isso que a comunidade espera de nós, e é isso que estamos entregando”, destacou.
A secretária municipal de saúde, Laura Leandra, enfatizou que a ação contribui diretamente para desafogar a rede pública, otimizando recursos e fortalecendo parcerias. “Esse mutirão só foi possível graças à união de esforços e à ampliação da parceria com laboratórios conveniados. Estamos fazendo mais em menos tempo, com qualidade e respeito ao cidadão. Nossa meta é reduzir drasticamente a fila de exames e ampliar ainda mais o acesso aos serviços”, afirmou.
De acordo com Laura, o mutirão integra um conjunto de medidas que a Secretaria tem implementado para tornar o sistema de saúde mais resolutivo, com foco tanto na atenção básica quanto na especializada.