A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Primavera do Leste vem se consolidando como uma das principais referências na formação profissional em Mato Grosso, dentro do processo de expansão das Escolas Técnicas Estaduais promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT).
A unidade integra a rede estadual que, em 2025, passou a operar com todas as 17 ETECs em pleno funcionamento, ampliando o acesso gratuito à qualificação técnica em diferentes regiões do estado.
Com cursos alinhados às demandas do mercado regional, a ETEC de Primavera do Leste atende aos arranjos produtivos locais e contribui diretamente para a formação de mão de obra qualificada, fortalecendo a economia e ampliando as oportunidades de emprego e renda no município e entorno.
A expansão da rede é resultado de uma estratégia adotada pela Seciteci a partir de 2024, quando duas novas unidades foram inauguradas, permitindo a atuação simultânea das 17 ETECs de Mato Grosso.
As instituições oferecem capacitações em diversos eixos tecnológicos, priorizando áreas com maior necessidade de profissionais qualificados em cada região.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a definição dos cursos ocorre de forma estratégica. “O objetivo é formar profissionais aptos a atuar diretamente no mercado de trabalho. Estudamos a demanda de cada região para oferecer cursos que realmente façam a diferença. Mato Grosso é um estado com muitas oportunidades e queremos preparar as pessoas para aproveitá-las”, destacou.
Além de Primavera do Leste, as ETECs estão localizadas em Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. A Seciteci também oferta cursos em municípios que não possuem sede própria da secretaria, ampliando o alcance das ações.
Em 2025, a formação profissional chegou a 28 municípios mato-grossenses. Para 2026, a previsão é ainda mais ambiciosa: levar cursos de qualificação gratuitos a 62 cidades, além de ampliar o catálogo para 31 opções de capacitação técnica, três a mais do que as atualmente ofertadas.
Segundo o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ederson Andrade, a política de expansão está alinhada ao novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024–2034). “Seguindo as metas estabelecidas, o Estado consegue captar mais recursos pelo Fundeb, o que possibilita a manutenção e o fortalecimento dessas ações”, explicou.
Os cursos técnicos são ofertados nas modalidades concomitante intercomplementar, em parceria com escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), voltada a estudantes do ensino médio, e subsequente, destinada a jovens a partir de 17 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.
Em 2025, 1.506 alunos se matricularam em cursos subsequentes. Para 2026, a expectativa é de 3.306 matrículas nessa modalidade. Já no intercomplementar, foram 3.475 estudantes atendidos neste ano, com previsão de alcançar 10.580 alunos em 2026, um crescimento de 204,46%.
Para Ederson Andrade, a ampliação do ensino técnico é essencial para o desenvolvimento social e econômico do estado. “Criamos mais mão de obra qualificada, melhores condições de trabalho e renda, garantindo qualidade de vida e oportunidades de crescimento para as famílias mato-grossenses”, concluiu.
Se quiser, posso ajustar o título, encurtar para portal, adaptar para rádio ou transformar em release institucional.


















