Sábado, 12 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,51

12 de Julho de2025


Área Restrita

Cotidiano Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 08:19 - A | A

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 08h:19 - A | A

EDUCAÇÃO

Escola Militar de Primavera inicia na próxima semana, inscrição para seletivo a futuros alunos

Diretor da Escola Militar Tiradentes de Primavera destaca o trabalho realizado pela instituição

VILMAR KAIZER

A Escola Militar Tiradentes “2° SGT PM Weliton Pereira Duarte”, de Primavera do Leste, inicia na próxima semana a inscrição de alunos que queiram ingressar na instituição no próxiimo ano. 

Todas as Escolas Militares do estado começam no dia 14 de julho a reecer as solicitações, às 8h, e seguem até 23 de julho, às 18h, exclusivamente pelo site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), ou preenchendo o formulário:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScORNGTwrn83sGttk22e5Tl5Lm-ZMd5y4vDPfe5aiYb66bGsQ/closedform

A prova será aplicada no dia 5 de outubro (domingo), das 8h às 10h. Os portões serão fechados às 7h45. Os locais de prova devem ser, preferencialmente, as próprias escolas militares — mas podem ser ampliados, conforme a demanda. 

A avaliação terá 30 questões de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa e Matemática. O candidato deve apresentar RG, comprovante de inscrição impresso e usar caneta azul ou preta. É proibido portar eletrônicos. A inscrição é gratuita.

A relação de inscritos será divulgada em 28 de julho. Recursos contra indeferimentos podem ser apresentados entre 29 e 30 de julho, com resposta prevista para 5 de agosto. A divulgação dos locais de prova ocorrerá em 18 de agosto. O gabarito sai no dia 6 de outubro e o resultado final será publicado em 24 de outubro.

Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o ano anterior ao da vaga desejada. O candidato deve escolher apenas um município e uma unidade escolar.

Frequentam a instituição mais de mil alunos e entre as finalidades da equipe que integra a direção da Escola, estão “contribuir para a formação de estudantes e cidadãos exemplares, capacitados a perseguir seus sonhos e contribuir positivamente para a sociedade, assim como as demais escolas, com a diferença de estarem dentro do escopo de uma equipe administrativa formada por militares
(policiais, bombeiros ou integrantes das Forças Armadas”.

A Escola oferece vagas para turmas dos 7°, 8° e 9° ano o Ensino Fundamental e 1° e 2° ano do Ensino Médio. E aos poucos ela se destaca como uma boa opção para quem pretende cursar um modelo diferenciado, mas aliado aos padrões educacionais convencionais, do ensino público em si.

A instituição alia disciplina e hierarquia proveniente do modelo militar com o ensino formal, oferecendo uma estrutura que, garante bons resultados, como destaca o diretor, Tenente Coronel Lindberg Carvalho de Medeiros.

O diretor explica que a Unidade busca proporcionar da melhor forma possível um ensino estruturado. “Nossa escola atende um público que acredita no ensino hierarquizado, como era comum em gerações passadas, com foco na disciplina, respeito e igualdade entre todos”, afirma.

Segundo ele, o modelo militar preza pela igualdade entre os alunos. Uniformes padronizados, cortes de cabelo regrados e ausência de adornos garantem que não haja distinção por classe social ou aparência.

“Aqui, ninguém usa tênis caríssimos, joias ou maquiagem e todos vestem a mesma farda, o mesmo uniforme. O diferencial entre os estudantes é o esforço, a disciplina e o desempenho escolar”, pontua.

Para entrar na instituição é feito um teste seletivo, que ocorre anualmente e não faz distinção de postulantes a uma das vagas.
Nesse contexto, como explica o diretor, o processo atrai alunos em grande parte vindos da rede municipal e, em menor número, da rede particular.

“Todos que entram aqui estão sujeitos às mesmas regras e direitos, independentemente da escola de origem”, completa o diretor.
Resultados expressivos E com relação aos resultados, a escola, já demonstra resultados expressivos após a implantação do modelo militar.

O diretor ressalta que cada modelo educacional tem seu público e o importante é que o estudante se sinta motivado a aprender. Além disso é preciso considerar que o modelo militar não agrada a todos e o ideial é cada jovem estude onde se sinta melhor, pois nenhum modelo educacional deve ser imposto”, reflete.

E o diretor Lindberg finaliza ressaltando que a escola deve ser vista como uma ferramenta de transformação” na vida dos jovens. “A escola é um rito de passagem. Ela prepara o adolescente para que ele possa alcançar seus objetivos. e aqui, entregamos as ferramentas, mas cabe ao aluno aproveitá-las”. 

LINDBERGX CORONEL.jpg

Coronel Lindberg, diretor da Escola Militar Tiradentes

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]