A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) proporcionou uma palestra orientativa para as artesãs da cidade. O evento foi realizado em parceria com a agência local do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista, na Casa do Artesão.
A palestra voltada às artesãs do município faz parte do programa Sebrae Delas e teve como foco a formalização das trabalhadoras por meio do MEI (Microempreendedor Individual) e destacou direitos e deveres das profissionais, além de esclarecer os benefícios que a formalização oferece, como acesso à previdência, crédito facilitado, emissão de notas fiscais e participação em políticas públicas de fomento ao empreendedorismo.
Durante a atividade, também foi abordado o papel das artesãs no cenário da economia criativa, reforçando a importância do trabalho manual, autoral e cultural dessas mulheres para o desenvolvimento da economia local. As participantes puderam refletir sobre sua contribuição para o fortalecimento do turismo, da cultura e da geração de renda em Primavera do Leste e região.
Essa é a segunda ação realizada em parceria com a Secult com foco no público feminino, demonstrando o compromisso do Sebrae/MT em estimular o protagonismo das mulheres empreendedoras, especialmente aquelas ligadas ao artesanato e à produção cultural.
Segundo a coordenadora da agência do Sebrae/MT em Primavera do Leste, Cátia Paim, a proposta é intensificar parcerias com entidades públicas e privadas para levar conhecimento, formalização e oportunidades de negócios às mulheres e empreendedoras de Primavera do Leste, ampliando o impacto social e econômico dessas iniciativas no território. “O evento foi muito positivo, com participação ativa das artesãs, que tiraram dúvidas, compartilharam suas histórias e falaram sobre os desafios e expectativas que têm com o apoio do Sebrae/MT”, informou.