O prefeito de Serra Nova Dourada (a 1,1 mil km de Cuiabá), Elson Mará (MDB), decretou situação de emergência por 180 dias em razão dos danos causados pelo período chuvoso. Nos últimos dois meses foram registrados alagamentos que destruíram pontes e estradas, dificultando o tráfego na zona rural e o acesso às comunidades.
Os levantamentos dos prejuízos foram realizados pelo Departamento de Engenharia Municipal, que apontou a gravidade do cenário, com danos materiais extensivos e impactos na segurança e saúde pública.
"O Parecer Técnico nº 003/2026, favorável do Departamento de Engenharia Municipal, atesta os danos verificados e os impactos decorrentes dos eventos climáticos adversos, concluindo pelo enquadramento da situação como estado de emergência, nos termos da legislação vigente e dos critérios estabelecidos pela Cobrade", diz trecho do Decreto nº 004/2026.
A partir do decreto, fica autorizada a mobilização dos órgãos sob a coordenação da Secretaria de Obras e do Departamento de Engenharia, além da convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre.
O decreto também permite que agentes da Defesa Civil entrem em imóveis para prestar socorro ou determinar evacuação em caso de risco iminente, bem como utilizar propriedade particular diante de perigo público, com indenização posterior caso haja dano.
Para o enfrentamento da situação, a prefeitura também autorizou contratações temporárias de pessoal por meio de processo seletivo simplificado. O decreto será encaminhado ao governo de Mato Grosso e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para reconhecimento oficial da situação de emergência.




















