Sábado, 02 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,55 | EURO R$ 6,41

02 de Agosto de2025


Área Restrita

Cotidiano Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 19:19 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 19h:19 - A | A

SEM INVERSÃO

IBGE corrige troca de siglas entre MS e MT e divulga novo mapa da Amazônia Legal

Material elaborado em 2024 havia invertido as siglas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Documento foi retirado do site após repercussão do erro

Conteúdo Hipernotícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa da Amazônia Legal, corrigindo a inversão das siglas de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). A primeira versão também não apresentava a sigla do estado do Acre.

A correção foi feita na quarta-feira (23), após o mapa ter sido retirado do site do instituto na última terça (22) devido à repercussão do equívoco. Segundo o IBGE, apesar do erro gráfico, os arquivos vetoriais com os limites, áreas territoriais e localizações das sedes municipais não foram comprometidos, tampouco as operações de geoprocessamento associadas ao material.

LEIA MAIS: IBGE troca siglas de MT e MS em mapa da Amazônia Legal

O mapa original, produzido em 2024, não integrava um atlas impresso. Era um conteúdo informativo disponibilizado digitalmente com o objetivo de destacar os estados que compõem a Amazônia Legal.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal, que não inclui o estado de Mato Grosso do Sul, abrange mais de 5 milhões de km² — cerca de 59% do território nacional — e reúne 773 municípios distribuídos entre nove estados brasileiros:

- Acre

- Amazonas

- Roraima

- Rondônia

- Pará

- Amapá

- Tocantins

- Mato Grosso

- Maranhão

De acordo com o IBGE, a região concentra 56% da população indígena do país. O conceito de Amazônia Legal foi criado em 1953 com o intuito de planejar e impulsionar o desenvolvimento econômico da área.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]