Sábado, 08 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

08 de Novembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Sábado, 08 de Novembro de 2025, 11:06 - A | A

Sábado, 08 de Novembro de 2025, 11h:06 - A | A

PROVA DE RESISTÊNCIA

Estudantes de todo o Brasil enfrentam o Enem 2025 neste domingo

Entre ansiedade e foco, milhões de brasileiros encaram o Enem neste domingo; desafio que exige resistência, estratégia e autoconfiança

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

Cinco milhões de estudantes brasileiros se preparam para encarar a 26ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, neste fim de semana. A primeira etapa da prova acontece neste domingo (9), com as áreas de ciências humanas e linguagens, além da redação — a maior nota do exame.

Para muitos, o Enem representa mais do que uma prova: é a chance de transformar o futuro por meio dos estudos. Pouco mais de um terço dos 4.811.338 inscritos este ano no concurso são estudantes prestes a concluir o Ensino Médio ainda este ano.

Entre eles está João Pedro, de 18 anos, aluno do terceiro ano de uma escola particular de Cuiabá. Ele vai encarar o exame pela terceira vez. Desde o 9º ano participa como treineiro. No entanto, mesmo se dizendo mais “maduro e preparado” para a edição de 2025, o sentimento de não estar totalmente pronto ainda está presente na rotina de estudos do jovem.

“A maior dificuldade é você achar que não se preparou o suficiente e que vai ter que fazer cursinho no ano seguinte para realizar a prova de novo.” Nesses momentos, ele conta que a ajuda dos amigos é essencial. “Eu superei desabafando com amigos. Entre nós não existe essa coisa de rivalidade, ajudamos um ao outro”, ressaltou o estudante.

Prova de resistência e disciplina

A preparação de João para a prova agora em novembro começou cedo, ainda em fevereiro. “Busquei prestar atenção nas aulas, para revisar e resolver os exercícios em casa durante o resto do dia. Também fiz cursos de matérias isoladas [matemática e redação] para me auxiliar.”

A rotina de estudos e os anos de preparação do jovem fazem parte de um objetivo bem claro para ele: conquistar uma vaga no curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP) — cuja nota de corte, em 2025, é de 819 pontos no Enem — ou na Universidade Estadual Paulista (Unesp), ambas no top 10 das melhores universidades do Brasil. Veja o ranking completo aqui.

Professores e especialistas em educação consideram o Enem, além de uma prova de conhecimentos gerais, com conteúdos referentes aos três anos do Ensino Médio, um desafio de resistência — haja vista a quantidade de questões e a extensão dos enunciados. Neste primeiro domingo de prova, os concorrentes terão 5h30min para responder 90 questões e escrever a redação de, no máximo, 30 linhas.

O tema da redação

De longe, a maior especulação daqueles que vão fazer o Enem. Para João Pedro, por se tratar de uma prova de caráter progressista, os possíveis temas da redação do Enem deste ano também seguirão no mesmo eixo.

“O Enem é uma prova bem progressista e, nas redações, gosta de debater problemas recorrentes na sociedade, como a desvalorização da cultura africana no Brasil ou a dos povos originários.” Ele aposta em três possíveis temas: a homofobia no Brasil; como os moradores de rua são tratados pela sociedade; ou a educação a partir da perspectiva dos professores.

Para muitos, essas são as 30 linhas mais desafiadoras e valiosas da prova. Afinal, a pontuação desta etapa pode chegar a 1.000 pontos. Caso o concorrente fuja do tema ou quebre algumas das regras desta fase, a redação será zerada e o aluno desclassificado.

Pluralidade na prática

A diversidade não está apenas nas páginas da prova. De acordo com o Painel Enem 2025, o número de candidatos acima dos 60 anos apresentou um crescimento de quase 191,38% entre 2022 e 2025. Neste ano, esse público ultrapassou os 17 mil, enquanto em 2022 não passou de 6 mil. As mulheres representam a maioria entre os idosos inscritos, com 54,35% do total, e os homens, 45,65%.

O painel também mostra que em Mato Grosso as mulheres também representam a maioria dos inscritos, 48.181 mil (59,91%), contra 32.248 (40,1%) homens.

Não vire meme, fique atento!

Em Mato Grosso, a prova será aplicada neste domingo (9), e os portões ficarão abertos das 11h da manhã às 12h. Depois desse horário, não será mais permitida a entrada de nenhum candidato. A prova será aplicada das 12h30 até as 18h. Só será possível levar o caderno de prova faltando 30 minutos para o fim do exame.

Por isso, cheque com antecedência o seu local de prova e planeje o deslocamento com cuidado, principalmente se for utilizar o transporte público. Vale lembrar: a passagem de ônibus aos domingos, em Cuiabá, é gratuita.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]