Alunos da Escola Estadual Alda G. Scopel, de Primavera do Leste, realizaram nesta sexta-feira, 04, a "Culminância de Resultado das Eletivas, do 1º semestre letivo de 2025.
Na prática, o evento é uma exposição de todos os trabalhos desenvolvidos em cada uma das 14 turmas, pelos mais de 400 alunos que frequentam a instituição em período integral durante o dia, desde o 6º ano até o 3º ano do Ensino Médio. A mostra é feita para a própria comunidade e escolar e aberta a visitantes.
Em relação à Culminância, abrange temas diversos: Cultura Popular e Festas, Literatura de Cordel, Floclore, Origamis, Brincadeiras e Jogos Populares, Sucata Divertida, A Magia em Movimento, Descobrindo a África, A Fábrica dos Sonhos Animados, Ginástica de Condicionamento Físico (Calistenia), Astronomia, Prevenção de Lesões: Como Melhorar a Qualidade de Vida, além de Sustentabilidade e Meio Ambiente.
De acordo com a diretora da Escola Alda Scopel, Elizângela Acássio, desde que a instituição iniciou o atendimento em tempo integral, houve grandes avanços junto aos alunos e as famílias receberam muito bem a proposta, considerando-se que os estudantes chegam por volta das 07h na escola e permanecem até às 16h.
Ao mesmo tempo há projetos desenvolvidos em parceria com o município, o que permite o desenvolvimento de aulas de Tae Kwon Do, Break (dança) e música. "E paralelo a isso nós temos os Clubes (projetos), de pintura, esmaltação, vôlei e futsal, que os próprios alunos se inscrevem, participam e eles próprios lideram", explica a gestora.
No caso da culminância das eletivas ela ressalta que é importante, pois demonstra o quanto os alunos aprendem na escola, o quanto constroem o conhecimento, pois eles são os protagonistas do ensino e do aprendizado.
"Temos momentos com o alunos para dialogar e refletir, fazendo o direcionamento para que exerçam uma boa cidadania, independentemente dos valores familiares", explica Elizângela.
Nos trabalho o envolvimento é praticamente total e não apenas em função da nota nas disciplinas (que é importante), mas pelo envolvimento de forma voluntária que vai resultar em conhecimento na prática. A diretora ressalta que o envolvimento dos pais também é muito importante e essa participação contribui diretamente para o resultado em todos os aspectos.
E este resultado pôde ser comprovado durante a mostra ao longo da tarde, com a sensação do dever cumprido antes da pausa para as férias escolares.
Outra novidade é que escola também passará a integrar o modelo 'cívico militar', após consulta pública recente, feita pela Secretaria de Estado da Educação, na qual a grande maioria dos pais aprovou a mudança. Esta será quara escola neste modelo em Primavera do Leste, além da Escola Militar Tiradentes.
Elizângela, diretora da Escola.
Trabalhos de pintura