22 de Maio de2024


Área Restrita

Política MT Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 13:01 - A | A

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 13h:01 - A | A

Política MT

SMS realiza ações do "Maio Vermelho" para conscientização e prevenção do câncer bucal

Prefeitura de Cuiabá - MT

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo durante todo o mês de maio ações que buscam destacar a importância do diagnóstico e tratamento do câncer bucal. O evento faz parte da campanha "Maio Vermelho”, mês da conscientização sobre o câncer bucal. Neste sábado (18), serão realizadas duas ações, uma na UB Colorado, das 8h às 15h, e na USF do São Gonçalo, no mesmo horário.

As atividades visam à promoção, divulgação e conscientização da população para o diagnóstico do Câncer Bucal, buscando alertar os munícipes sobre os fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer, como fumo, álcool, alimentação, exposição ao sol, imunossupressão, idade, irritação da mucosa bucal, entre outros.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Conforme explicado pela coordenadora técnica da Saúde Bucal da SMS, a doença é frequente em homens com mais de 40 anos, tabagistas, de baixa escolaridade e baixa renda. A língua é o órgão mais acometido, e o carcinoma de células escamosas (CCE) é o tipo histológico mais frequente.

“O diagnóstico do câncer bucal é realizado por meio de exames clínicos, como a inspeção da boca e palpação do pescoço, e por biópsia. É importante que as pessoas façam consultas regulares com o dentista e o médico para prevenir e diagnosticar precocemente essa doença”, alerta a CT.

A maioria dos casos é diagnosticada em estágios já avançados, o que prejudica o tratamento e, consequentemente, a cura da doença. Nos casos mais avançados, observa-se:

  • Dificuldade de mastigar e de engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta;
  • Dificuldade para movimentar a língua.

Fatores que aumentam o risco do câncer de boca:

  • Exposição ao sol sem proteção
  • Excesso de gordura corporal
  • Profissões como agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, entre outras
  • Infecção pelo vírus HPV
  • Tabagismo.

Medidas preventivas incluem, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, manter boa higiene bucal, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral e prestar atenção a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.

A lesões bucais que não cicatrizam em até 15 dias precisam ser avaliadas pelo cirurgião-dentista. Procure a unidade de saúde mais próxima e faça seu exame bucal preventivo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde intensificarão esses atendimentos durante todo o mês de maio, no entanto, qualquer pessoa pode procurar atendimento em qualquer data do ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]