POR FLÁVIO GARCIA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (23), audiência pública na Câmara de Vereadores de Cuiabá para discutir experiências, práticas e ações que possam subsidiar projetos voltados à educação social. A iniciativa, requerida pelo deputado Thiago Silva (MDB), também destacou exemplos já adotados em unidades de ensino do estado.
Segundo o parlamentar, a educação social é uma vertente da pedagogia que ultrapassa os muros da escola tradicional e alcança territórios vulneráveis, como praças, centros comunitários e grupos que, por diferentes razões, estão à margem das oportunidades. “Ela atua com uma abordagem multidisciplinar, unindo saberes da pedagogia e da assistência social”, explicou.
A reunião foi presidida em parceria com o vereador Cássio Coelho (Podemos), que falou da relevância do debate e chamou a atenção para os desafios enfrentados pelas novas gerações. “Nós precisamos nos posicionar sobre esse tema, que é de extrema importância. É o futuro que está vindo, que são as nossas crianças, que estão perdendo noites, que estão afogadas em celular, no mundo digital. Então, precisamos nos aprofundar nesse assunto”, observou.
Na ocasião o diretor da Escola Adventista em Cuiabá, Alfredo Joaquim Ferreira falou das ações educativas e sociais desenvolvidas pela instituição, como exemplo, o projeto “Féllows”, grupo voluntariado do Colégio Adventista, formado por adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que atua na formação de liderança, no trabalho em equipe e na promoção de ações sociais, como apoio a entidades e campanhas de solidariedade.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
Ao comentar a iniciativa, o deputado Thiago Silva destacou a relevância da educação social como instrumento de transformação. “A educação social tem se mostrado fundamental para a formação cidadã, na prevenção de situações de vulnerabilidade e na promoção de valores éticos, morais e sociais que contribuem para o pleno desenvolvimento humano”, afirmou.
O parlamentar acrescentou ainda que o debate deve se ampliar. “Que esse seja apenas o começo, para que o modelo de escola que a Igreja Adventista desenvolve em Mato Grosso possa ganhar mais força em Cuiabá e em todas as regiões do estado. Queremos iniciar uma agenda de cooperação, unindo forças para mapear os territórios de maior vulnerabilidade, capacitar agentes comunitários e criar uma rede de proteção socioeducativa”, concluiu.
Thiago Silva destacou ainda os avanços alcançados no sistema de ensino do estado que adotam práticas de educação social. “Nesses últimos anos tivemos um avanço significativo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas é importante ressaltar que oferecer atividades extracurriculares na formação dos estudantes das redes estadual e municipal é fundamental para ampliar as oportunidades, fortalecer a cidadania e garantir uma educação mais completa”, observou o deputado.