POR LARISSA CAVALCANTE DE CAMPOS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: JLSiqueiraEm 1975 foi criado em Mato Grosso um centro de assistência, embrião do que viria a ser a unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MT). Para celebrar os 50 anos da entidade, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado Diego Guimarães (Republicanos), realizou sessão especial na quinta-feira (9).
O Sebrae MT nasceu com a criação do Centro de Assistência Gerencial do Estado (CEAG), ligado ao Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (CEBRAE). A Constituição Federal de 1988 permitiu que a entidade integrasse um Sistema, conhecido como Sistema S, com garantia de recursos próprios. Vem dessa época a nomenclatura Sebrae, organismo com unidades em cada estado do país.
Em 50 anos de existência, a instituição privada, sem fins lucrativos, se tornou um dos principais meios de capacitação e desenvolvimento econômico e empresarial do Brasil. Para o deputado Diego Guimarães, a história do Sebrae acompanha o crescimento de Mato Grosso. “E isso não se limita ao microempreendedorismo. Alcança outros setores, como o próprio agronegócio, a indústria. A gente precisa reconhecer a instituição e seus funcionários, assim como os empresários que acreditaram no Sebrae e em Mato Grosso, gerando emprego, renda e promovendo o desenvolvimento”, disse o parlamentar.
Lélia Brun é diretora do Sebrae MT e foi homenageada na sessão especial. Ela explicou que um dos desafios da entidade é se adaptar às mudanças sofridas pela economia e, dessa forma, se aproximar das realidades e adversidades dos clientes. “Hoje temos alguns eixos de trabalho, como inovação, sustentabilidade, desenvolvimento territorial e educação empreendedora. A partir deles, planejamos nossos trabalhos e as ações desenvolvidas”, explicou Lélia.
Entre os programas oferecidos aos empreendedores, Lélia Brun citou o “Sebrae Delas”, voltado a fortalecer o empreendedorismo feminino, e o “Cidades Empreendedoras”, destinado aos gestores públicos, com a finalidade de direcionar e acelerar a economia dos municípios. Diego Guimarães destacou a atuação do Sebrae quando se trata das tentativas de diversificar as atividades econômicas no estado.
“Apesar de toda riqueza gerada, observamos severas desigualdades regionais em Mato Grosso. Algumas cidades prosperam economicamente, enquanto outras estão estagnadas. É preciso fomentar as atividades compreendidas como vocação dos municípios e auxiliar a construir vocações para outros. Nesse ponto, entidades como o Sebrae fazem a diferença”, afirmou Diego.
A sessão especial em celebração aos 50 anos do Sebrae MT foi marcada pela entrega de moções de aplausos, com mais de 90 pessoas homenageadas.
Dia do Sebrae e Frente Parlamentar – Além de destacar a atuação das entidades que integram o Sistema S, como é o caso do Sebrae, o deputado Diego Guimarães lembrou algumas iniciativas relacionados ao assunto. Uma delas é a Lei n° 13.039/2025, que institui o Dia Estadual do Sebrae MT, a ser comemorado em 19 de setembro, data de criação do CEAG, em 1975.
Também foi citada a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços, presidida pelo parlamentar, com o objetivo de debater e propor ações em benefício do setor. A frente tem se dedicado, entre outros temas, à análise de projetos de lei em tramitação na ALMT e que afetam, de alguma forma, as atividades do comércio.
No dia 30 deste mês, os membros da frente parlamentar estarão reunidos em Tangará da Serra, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 19h.