FolhaMax
Rauflis à esquerda e Alessandro à direita
A Polícia Civil de Mato Grosso identificou o vereador Rauflis Oliveira Mello (PSD) como um dos principais alvos da Operação Cenário Montado, que investiga um esquema milionário de fraudes em licitações e eventos superfaturados. Rauflis foi afastado de suas funções públicas nesta sexta-feira (26) por determinação da 2ª Vara Criminal de Barra do Garças (a cerca de 500 km de Cuiabá), conforme o FolhaMax.
As investigações, conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, revelaram uma associação criminosa estruturada para desviar recursos públicos. De acordo com informações preliminares, o esquema operava principalmente através da manipulação de orçamentos e simulação de concorrência em licitações de eventos.
Além do vereador Rauflis, que já foi secretário de Turismo e Esportes em Pontal do Araguaia, o servidor público Alessandro dos Santos Oliveira, atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pontal do Araguaia, também foi identificado como peça-chave na operacionalização das fraudes.
Segundo o delegado Adriano Marcos Alencar, o grupo criminoso não interrompeu as atividades mesmo após o início das fases anteriores da operação. Para burlar suspensões judiciais, os investigados criavam novas empresas em nome de “laranjas” que seriam familiares dos envolvidos, para continuar participando de licitações.
O inquérito aponta a prática de diversos crimes, entre eles: lavagem de capitais, falsidade ideológica, associação criminosa, superfaturamento e fraudes na lei de licitações.
Diante das provas apresentadas pela Polícia Civil, a Justiça determinou o afastamento imediato de Rauflis Oliveira Mello e Alessandro dos Santos Oliveira de seus cargos. Os dois estão proibidos de acessar prédios públicos das administrações municipais, utilizar sistemas internos de gestão e manter contato com qualquer pessoa vinculada aos fatos investigados.
AÇÃO
A operação é um desdobramento das fases I e II da "Cenário Montado", deflagradas em março e maio deste ano, e contou com o apoio dos delegados Pablo Borges Rigo e Raphael Diniz, sob coordenação do delegado regional Wilyney Santana Borges.

















