Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,44

18 de Julho de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 07:14 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 07h:14 - A | A

PEC

Presidente da AMM destaca aprovação de PEC para novas regras do pagamento de precatórios

Aprovada em segundo turno na Câmara, Proposta retornará ao Senado devido às mudanças feitas pelos deputados

DA REDAÇÃO

A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera regras sobre precatórios — valores devidos pelo poder público decorrentes de sentenças judiciais.

De autoria do Senado, a PEC retira os precatórios federais do limite de despesas primárias do Executivo a partir de 2026; limita o pagamento dessas dívidas por parte de estados e municípios; e refinancia dívidas previdenciárias desses entes com a União.

Diante disso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, faz uma avaliação referente aos impactos e os avanços da PEC 66/2023, conhecida como "PEC da Sustentabilidade Fiscal". 

"Essa é uma bandeira que a AMM endossa com firmeza, porque representa um passo essencial para o equilíbrio das finanças públicas nos municípios", considera.

A proposta: institui limite de 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) para o pagamento de precatórios e; permite o parcelamento de dívidas previdenciárias em até 300 vezes.

De acordo com o dirigente, em Mato Grosso, 121 dos 142 municípios têm dívidas previdenciárias ou de precatórios e podem ser penalizados com bloqueios e sanções.

"A realidade fiscal exige medidas urgentes e sustentáveis e por isso, a AMM segue mobilizada junto à bancada federal, defendendo a aprovação da PEC como uma das principais prioridades para 2025", afirma Bortolin.

Segundo ele, a missão da instituição é garantir condições reais para que os municípios tenham equilíbrio, autonomia e capacidade de investimento.


 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]