Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

13 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026, 07:30 - A | A

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026, 07h:30 - A | A

HOMENAGENS CONTINUAM

“Por trás de grandes homens existem mulheres gigantes”, diz Avallone sobre Dona Maria de Oliveira

Maria Benedita de Oliveira, mãe do ex-governador Dante de Oliveira, partiu nesta segunda-feira (12).

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

As despedidas à Maria Benedita de Oliveira, carinhosamente conhecida como Dona Maria, continuam tomando conta de Mato Grosso. Mãe do ex-governador Dante de Oliveira, Maria Benedita faleceu aos 104 anos, nesta segunda-feira (12).

O deputado Carlos Avallone, presidente do PSDB em Mato Grosso, onde Dante fez história, se referiu à Dona Maria como uma “mulher rara” e exemplo de “força silenciosa”.

O parlamentar relembrou que Maria Benedita enfrentou a perda de três filhos, incluindo Dante, com resiliência, fé e dignidade.

“Mesmo marcada por perdas irreparáveis, Dona Maria Benedita nunca deixou que a dor definisse quem ela era”, escreveu.

“Sua trajetória é a prova de que a verdadeira força não está na ausência do sofrimento, mas na capacidade de seguir em frente sem perder a ternura, o amor e o compromisso com o bem”, completou.

Escreveu ainda que a história de Dante, o “pai das Diretas”, e sua luta pela democracia carregam os valores herdados da mãe.

“Por trás de grandes homens quase sempre existem mulheres gigantes — e Dona Maria Benedita foi uma delas”.

Também prestaram homenagens outras lideranças políticas como o deputado estadual Wilson Santos (PSD); Juca do Guaraná Filho (MDB); Beto Dois a Um (UB), o deputado federal Juarez Costa (MDB); Coronel Fernanda (PL); o vice-governador de Mato Grosso; Otaviano Pivetta (Republicanos); o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB); o senador Jayme Campos (UB); o ex-prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) e o ex-prefeito e ex-primeira-dama de Cuiabá, Emanuel (PSD) e Márcia Pinheiro (PV). O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD) também estenderam homenagens.

Anteriormente, outras personalidades já tinham manifestado pesar.

Em nota, a prefeitura da Capital, em nome do prefeito Abilio Brunini (PL) e da primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL), relembrou o legado de Maria Benedita como uma mulher de fé, dedicação à família e compromisso com a cidadania.

“Seu legado ultrapassa laços familiares e se confunde com a própria história de Cuiabá, cidade onde viveu, se tornou uma figura querida e respeitada”, diz trecho.

O governador Mauro Mendes (UB) e a primeira-dama Virgínia Mendes também manifestaram sua solidariedade, deixando seus sentimentos à família enlutada.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), publicou no Instagram: “que a memória de Dona Maria Benedita siga viva no coração de todos que foram tocados por sua presença”.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso também emitiu pronunciamento institucional lamentando a morte. O primeiro-secretário, deputado Dr. João, finalizou o texto: “tenho certeza que será recebida pelo filho no céu”.

Os detalhes acerca das cerimônias fúnebres ainda não foram repassados pela família.

 

 

 

 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]