Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

16 de Dezembro de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 16:08 - A | A

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 16h:08 - A | A

Só em sessões ordinárias

PL monta "dossiê" regimental para tentar salvar mandato de Eduardo

Partido quer contagem de faltas só em sessões ordinárias

Administração

 
 
 

Partido Liberal está montando uma espécie de “dossiê” regimental para tentar salvar o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) da punição por faltas.

Pelas regras da Câmara, deputados não podem faltar a mais que 1/3 das sessões. O PL entende que essa contagem deveria levar em consideração apenas as sessões ordinárias e não as sessões extraordinárias. A mudança daria um ganho de tempo a Eduardo.

Na contagem com sessões extraordinárias, Eduardo já alcançou o número de faltas. Após mudanças no regimento, a Mesa Diretora da Casa tem convocado praticamente apenas sessões extraordinárias. Articuladores veem nisso uma brecha para contestação.

A estratégia regimental da bancada do PL deve ser apresentada na defesa do parlamentar. Eduardo já foi notificado e tem 10 dias para apresentar uma resposta. O próximo passo é a decisão da Mesa Diretora.

Apesar da tentativa, a perspectiva política de aliados não é de reversão da situação de Eduardo.

O mesmo argumento deve ser utilizado na situação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que mesmo condenada foi livrada do processo de cassação pelo plenário da Câmara na quarta-feira (10).

No caso da parlamentar, se fossem levadas em consideração as sessões extraordinárias, o cálculo é de que ela perderia o mandato por falta em março de 2026. Caso o cálculo fosse feito apenas com sessões ordinárias, Zambelli conseguiria manter o mandato por mais tempo.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]