Terça-feira, 20 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,67 | EURO R$ 6,41

20 de Maio de2025


Área Restrita

Política Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 09:37 - A | A

Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 09h:37 - A | A

MINORIA NA AL

Lúdio avalia como positiva entrada de Janaina na oposição: "ampliamos a bancada"

O deputado estadual tenta cativar a confiança de Riva que tem informações da base e pode contribuir com articulações do grupo

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avalia como positivo o ingresso de Janaina Riva (MDB) na oposição ao governador Mauro Mendes (União Brasil) por ampliar a bancada que é minoria na Assembleia Legislativa (ALMT). Além disso, segundo Lúdio, Janaina conhece o funcionamento do Executivo como base e pode contribuir repassando eventuais informações ao novos colegas para "potencializar o trabalho da oposição no Parlamento". 

No caminho inverso de Janaina, Lúdio é oposição a Mauro desde 2019 quando ele assumiu o governo pela primeira vez. O deputado não entrou na questão se a mudança de posicionamento tem relação com a aproximação da disputa eleitoral que implica em uma possível entre a deputada e Mendes ao Senado. A intenção do petista é cativar a confiança de Riva para somar forças no plenário em futuras discussões.  

"Bom, eu faço oposição ao atual governo desde o início do meu primeiro mandato em 2019. Uma oposição sistemática, crítica, responsável e propositiva. Nós sempre fomos minoria aqui no parlamento estadual. Então, ter a Janaina na oposição agora, para nós, é absolutamente positivo porque nós ampliamos a bancada de oposição ao atual governo", disparou Lúdio Cabral à imprensa após audiência na Comissão de Saúde para discutir o futuro da Santa Casa de Cuiabá.

O rompimento de Janaina Riva com Mauro Mendes começou em 2024 com a exoneração de Luluca Ribeiro (MDB) da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT). O distanciamento foi escancarado quando o governo iniciou um momento para que Beto Dois a Um (PSB) fosse eleito primeira-secretária da AL, cargo prometido a deputada pelo atual presidente da Casa, Max Russi (PSB), desde a última eleição quando ela recuou para que ele assume a pasta e aceitou ficar com a vice-presidência na gestão de Eduardo Botelho (União Brasil). A tensão entre Riva e Mauro tem crescido pois a deputada está pré-candidata ao Senado, candidatura a qual o governador é ventilado. 

"Então eu considero isso como positivo e torço para que ela prossiga na oposição até o final dos nossos mandatos independente da questão das disputas eleitorais. É cumprir o nosso dever de fiscalizar com rigor todos os atos do executivo. A Janaína, por ter sido base do governador, conhece a dinâmica do funcionamento do governo e pode ter informações, conteúdo que potencializa o trabalho da oposição aqui no parlamento", finalizou Lúdio. 

LEIA MAIS: HNT TV: Janaina leva vantagem sobre Fabio Garcia pois tem engajamento, avalia Cordeiro

 

 

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]