Um Projeto de Lei recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Primavera do Leste promete transformar a forma como os alunos da rede pública municipal aprendem sobre dinheiro e negócios.
De autoria da vereadora Marianna Carvalho, o PL cria o “Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo nas Escolas”, com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes a conteúdos voltados ao planejamento financeiro, investimentos e à cultura empreendedora.
A ideia é que o programa seja implementado sem alterar a grade curricular determinada pelo Ministério da Educação (MEC). A proposta é capacitar os professores para que, dentro das aulas obrigatórias de Matemática, uma seja dedicada à Matemática (Educação) Financeira. O conteúdo a ser abordado pode variar entre temas como poupança, consumo consciente, planejamento financeiro e introdução ao mercado de capitais.
“O projeto trata sobre educação financeira e empreendedora dentro das salas de aula do município. A ideia é usar a estrutura já existente e oferecer capacitação para os professores”, explicou a vereadora Marianna Carvalho.
“Além disso, o material didático adotado este ano já contempla esse conteúdo, o que facilita a implementação imediata e sua continuidade”, completa a parlamentar. A aprovação da lei portanto, vai garantir que o conteúdo continue sendo oferecido nos próximos anos, independentemente das gestões futuras.
“Agora é lei. Não vamos mais depender da boa vontade do gestor em adquirir ou não o material didático adequado, uma vez que a legislação garante a continuidade desse trabalho”, reforça Marianna.
Além da base legal e do material escolar, a iniciativa contará com parcerias estratégicas, entre elas provavelmente as cooperativas de crédito, como o Sicoob e outras instituições que vão contribuir com a capacitação dos professores e ações com os alunos.
Já o SEBRAE se colocou à disposição para atuar nas frentes ligadas ao empreendedorismo, promovendo oficinas, palestras e atividades práticas nas escolas municipais. A perspectiva contida na justificativa da Lei, contempla exatamente o fato de que virá contribuir para formar alunos mais conscientes financeiramente e com maior visão de futuro, especialmente em um cenário econômico cada vez mais desafiador.