Redação Terra
Foto-Carnavalesco
Em ano de eleição, a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será contada na Marquês de Sapucaí. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 9, pela escola de samba Acadêmicos de Niterói. O enredo sobre a vida do presidente marcará a estreia da agremiação no Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o tema foi revelado por meio das redes sociais da escola de samba. Para a 'missão' de contar a história do presidente, o carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo escolheram exaltar sua origem nordestina.
“O título do nosso enredo traz a referência de uma árvore do agreste pernambucano, que era o ‘brinquedo’ predileto do nosso personagem na infância. A partir disso, vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil”, explicou Tiago na publicação.
Confira a publicação
A homenagem é mais uma das muitas que passarão pela Sapucaí em 2026. Além de Lula, personalidades como Ney Matogrosso, Rita Lee e Carolina Maria de Jesus também serão celebradas pelas agremiações cariocas.
No entanto, a escolha do enredo da Acadêmicos de Niterói em ano de eleição presidencial dividiu opiniões nas redes sociais. Na publicação, alguns elogiaram a atitude, enquanto outros usuários questionaram a decisão.
A azul e branca de Niterói estreará no Grupo Especial do Rio de Janeiro no domingo de carnaval, 15 de fevereiro. A sinopse completa do enredo e a identidade visual só serão divulgadas em agosto.
Fonte: Redação Terra