O diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) em Cuiabá emitiu uma Carta de Anuência Partidária favorável ao deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho. O movimento que sinaliza realinhamentos na política estadual para o próximo pleito eleitoral.
O documento, assinado pelo presidente do diretório estadual do PSD e atual Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, autoriza Nininho a se desfiliar da legenda sem a imposição da perda de seu mandato eletivo.
A carta detalha que a decisão atende ao interesse do próprio deputado em buscar novos caminhos partidários. Afirma ainda que o PSD não irá pleitear na Justiça Eleitoral o mandato atualmente exercido por Bortolini, afastando qualquer alegação de infidelidade partidária.
A Certidão de Filiação Partidária, de Nininho, a qual o HNT teve acesso, com data de 30 de abril, atesta que o deputado não está filiado a nenhum partido político no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) da Justiça Eleitoral.
TRAJETÓRIA
Nininho estava filiado ao PSD desde 2016, antes foi filiado ao Democratas (DEM), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido da República (PR).
Em 1992 foi eleito prefeito de Itiquira (a 359 km ao Sul de Cuiabá). Voltou a ocupar o cargo em mais duas oportunidades, em 2001 e reeleito em 2008. Desde 2010 ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa.