Silvio Fidelis é o novo secretário de Governo de Várzea Grande. A escolha da prefeita Flávia Moretti (PL) seria um movimento estratégico para tentar reverter o isolamento político na Câmara Municipal. A 16ª mudança no primeiro escalão desde o início da atual gestão foi oficializada nesta sexta-feira (19).
Fidelis possui experiência acumulada como secretário de Educação nas gestões de Lucimar Campos (UB) e Kalil Baracat (MDB) e assume a pasta com a missão de ser o "bombeiro" na relação entre os Poderes.
Flávia protagoniza uma crise institucional com a Câmara Municipal desde antes da posse dos eleitos, em 2024, ao supostamente tentar interferir na eleição da Mesa Diretora. Com isso, a pasta de Governo, responsável pela articulação política, tem sido o maior gargalo de Moretti.
A prefeita já trocou duas vezes o secretário de Governo. Primeiro Dito Lucas foi sucedido por Carol Mello, que também se tratou de uma escolha de Moretti, uma vez que Carol já estava na gestão e a assessorava diretamente. Agora, Mello volta à assessoria ao ser substituída por Fidelis.
A última mudança no primeiro escalão foi na Secretaria de Desenvolvimento e Social, da qual saiu Mário Quidá, um aliado do ex-líder de Flávia na Câmara, e Samir Japonês (PL) com quem protagonizou rusgas públicas, e assumiu a servidora de carreira, Fabyane Akemi Nagazawa.
Além disso, Moretti já trocou a liderança do Executivo na Casa de Leis, que atualmente está com Bruno Rios (PL), único parlamentar na oposição ao presidente, Wanderley Cerqueira (MDB).


















