À CNN, o senador Esperidião Amin (PP-SC) afirmou que é “dever do presidente Lula” sentar para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar reaver a imposição das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
“O presidente Lula não tem que fazer o que gosta, mas o que deve. Ele deve conversar com Donald Trump em nome do Brasil, em nome dos empregos e da nossa economia. É a ética da responsabilidade!”, disse.
O parlamentar compõe a comitiva de senadores brasileiros que está nos EUA para tentar negociar o tarifaço. A nova alíquota está prevista para entrar em vigor nesta sexta-feira (1º).
Amin afirmou ainda que existe um ambiente propício às negociações já que a situação é um “perde-perde”, ou seja, negativa para ambos os lados. A avaliação é respaldada pela Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, e pela própria U.S. Chamber of Commerce.
“O presidente Lula precisa pelo menos tentar. Se Trump for hostil, vai ser melhor para o Lula, pois nós vamos ter que reconhecer que houve um esforço”, encerrou.
Os senadores seguem com agendas fechadas nesta terça-feira (29), em Washington, nos Estados Unidos.