As forças de segurança de Mato Grosso apreenderam mais de quatro toneladas de entorpecentes entre os dias 23 e 27 de setembro, em operações realizadas em diferentes municípios do Estado e no Amazonas. Também foram apreendidas aeronaves, veículos, armas de fogo e munições, gerando um prejuízo estimado em mais de R$ 70 milhões às facções criminosas.
As ações fazem parte das operações Tolerância Zero às Facções Criminosas, que reforçam o combate ao tráfico de drogas e a descapitalização de organizações criminosas por meio de grandes apreensões de bens e recursos. As operações contaram com a participação de policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), e Polícia Militar do Amazonas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), coronel Manoel Bugalho, destacou a importância dos investimentos do Governo do Estado na estruturação das forças de segurança e no monitoramento das fronteiras.
“O Estado de Mato Grosso oferece apoio e estrutura robusta às forças de segurança, o que nos dá condições para realizar operações desse porte. O suporte do governador Mauro Mendes, do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, a dedicação dos nossos operadores, a integração entre as forças de segurança e a participação do cidadão, fortalecem o enfrentamento às facções e contribuem para a descapitalização desses grupos, garantindo mais segurança à população mato-grossense”, afirmou.
Principais ocorrências
No sábado (27.9), um homem e duas mulheres foram presos com mais de 200 quilos de cocaína na MT-265, em Porto Esperidião (a 322 km de Cuiabá), região de fronteira com a Bolívia. A apreensão da droga causou um prejuízo estimado em R$ 5 milhões às facções criminosas. Durante barreira na MT-265, entre as dezenas de veículos abordados, os policiais encontraram, em uma motocicleta Honda Bros e em um Fiat Strada, 188 tabletes de cloridrato de cocaína e 16 tabletes de pasta base.
Os suspeitos, veículos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Fronteira (Defron), da Polícia Civil, em Cáceres, para as providências legais de autuação dos criminosos e continuidade das investigações.