Policiais penais da unidade prisional de Cáceres, na região oeste de Mato Grosso, interceptaram, na manhã de segunda-feira (25), um drone que tentava sobrevoar o local transportando um pacote com um celular.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), o equipamento foi avistado pela equipe de vigilância, que conseguiu segurar o fio do drone. O aparelho acabou enroscado na fiação de alta tensão, e a concessionária de energia precisou ser acionada para a retirada. O pacote transportava um celular e acessórios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
No último fim de semana, policiais penais da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, também apreenderam um drone que sobrevoava a unidade com materiais ilícitos. O aparelho transportava dois celulares e acessórios, que foram recolhidos após operação de monitoramento no perímetro interno e externo da penitenciária. Durante as buscas, o drone foi localizado em uma região de mata próxima.
De acordo com levantamento da Sejus, somente nos sete primeiros meses de 2025 foram apreendidos 50 drones em unidades prisionais de Mato Grosso, a maioria na Penitenciária de Rondonópolis. Entre 2021 e 2025, foram contabilizadas 292 apreensões.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, afirmou que os procedimentos de segurança têm sido reforçados nas unidades. Segundo ele, a intensificação das operações faz parte do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, que busca reduzir a entrada de materiais ilícitos nos presídios.