Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

31 de Outubro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013, 17:42 - A | A

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013, 17h:42 - A | A

ÁRVORE

Desvendamos os mistérios do pé de jaca

O médico Milton João Braff foi quem plantou a muda dada por Ulrich Waldow

Redação: Maysa Pontalti

Foto: Maysa Pontalti
A jaqueira fica na Avenida Belo Horizonte
Há uma semana fizemos uma matéria chamando o primaverenses para participar da busca pela história do pé de jaca que foi plantado em um canteiro central de Primavera do Leste e no mesmo dia de sua publicação, já tivemos a ajuda de leitores e internautas que entraram em contato dando suas versões sobre quem plantou o pé no local, qual o local que ele se encontra, há quanto tempo ele está ali, entre outros questionamentos.
Vamos então responder todas as perguntas e contar como surgiu a jaqueira, mas antes é importante deixar claro que as pistas iniciais foram passadas por internautas que não hesitaram em comentar e até abrir uma discussão em uma rede social para chegar a um consenso sobre as pistas. O nosso muito obrigado, até porque foi através destes que encontramos a família da pessoa que plantou, acompanhe então a história do pé de jaca.
A árvore foi plantada no canteiro central da Avenida Porto Alegre, próxima ao cruzamento com a Avenida Minas Gerais, isso porque o médico e fundador do Hospital São Lucas, Milton João Braff, ganhou a muda da planta de seu amigo Ulrich Waldow e como na época, isso há mais de 30 anos, não havia asfalto, o médico calculou mais ou menos onde futuramente seria canteiro central e plantou ali seu pé de jaca que com muito cuidado, o viu crescer e dar frutos. Segundo a esposa de Milton João Braff, Niura Maria Galvan Braff, até hoje a família passa pelo local e aprecia a jaqueira que foi deixada como lembrança do esposo que faleceu há alguns anos, ela destaca que já comeram muitas jacas.
Em contato com o seu Ulrich Waldow este nos informou que como ele tinha plantado em sua residência um pé de jaca e os frutos eram deliciosos, resolveu produzir algumas mudas e distribuir aos conhecidos na cidade e uma dessas pessoas foi o médico que aceitou prontamente a muda. “O vento já quebrou a jaqueira da avenida, a contorceu inteira, mas com o tempo já cresceu novamente, era para ela estar ainda maior e mais bonita se não fosse o vento e posso garantir que o sabor da fruta é maravilhoso”, conta um dos pioneiros da cidade.
Então está aí a história do pé de jaca que mobilizou pessoas pela cidade em busca do real motivo dele estar ali. Que esta seja uma singela homenagem ao dono do pé de jaca que já não se encontra entre nós, mas deixou algo que pode ser apreciado por todos do município.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]