Agrolink - Leonardo Gottems
A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou em 20 de maio o primeiro voo da aviação geral brasileira utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). A operação, feita no Rio de Janeiro com um helicóptero S92 a serviço da Equinor, marcou o transporte de profissionais até plataformas offshore com combustível sustentável — um blend de 10% de SAF e 90% de querosene fóssil (JET A), autorizado pela ANP e certificado pela UFMG.
O combustível, fornecido pela Vibra por meio da BR Aviation, tem potencial de reduzir em até 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida. No voo inaugural, houve redução aproximada de 9% nas emissões de CO2. O SAF utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), um resíduo reaproveitado como matéria-prima, contribuindo para a descarbonização da aviação sem necessidade de adaptação nos motores.
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“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.
Armazenado no Aeroporto do Galeão com certificação ISCC, o SAF representa uma solução de transição rumo a uma aviação mais limpa. Para a Líder Aviação, a iniciativa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e antecipa uma exigência que será obrigatória a partir de 2027.
“Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa”, afirma Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.