Segundo análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (8), a semeadura da soja da safra 2025/26 atingiu 100% dos 13,01 milhões de hectares projetados em Mato Grosso na última sexta-feira (5). O avanço semanal foi de 0,31 ponto percentual. O Imea informou que o início dos trabalhos ocorreu em ritmo acelerado, “o mais rápido dos últimos cinco anos”, favorecido pelos acumulados de chuva no começo do período.
No entanto, o instituto destacou que o fim de outubro foi marcado por estiagem e temperaturas elevadas, o que gerou preocupação sobre o desenvolvimento das lavouras. Conforme o Imea, esse cenário reduziu o ritmo das atividades e manteve o indicador abaixo da média histórica recente. As regiões Centro-Sul, Nordeste e Sudeste foram as mais impactadas pela irregularidade das precipitações, o que retardou a conclusão dos trabalhos e levou essas áreas a encerrarem a semeadura somente na última semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O Imea também informou que, para as próximas semanas, as projeções do NOAA indicam acumulados de 65 a 75 milímetros na maior parte do estado. Segundo a análise, esse volume pode ajudar a mitigar os efeitos iniciais da estiagem sobre as lavouras.
















