A colheita da safra 2024/25 de soja na Argentina atingiu 14,5% da área total estimada de 18,4 milhões de hectares até a última quinta-feira (24), conforme análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados da Bolsa de Cereais.
Segundo o Imea, o avanço semanal foi de 9,6 pontos percentuais. “Esse progresso nos trabalhos a campo está associado ao maior período de sol observado ao longo da semana, o que favoreceu a atividade nas lavouras”, informou o instituto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Apesar do avanço, o ritmo da colheita ainda está 11 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra anterior. O atraso é atribuído ao excesso de chuvas no início da operação, que dificultou o deslocamento das máquinas no campo.
As regiões com melhor desempenho na última semana foram Núcleo Norte, San Luís e Núcleo Sul, com os maiores percentuais de área colhida. Em relação às condições das lavouras, a Bolsa de Cereais apontou melhora significativa. “Cerca de 80% das áreas estão em situação excelente ou normal, o que representa uma melhora de 17 pontos percentuais em relação ao mesmo período da safra 2023/24”, destacou a entidade.
O rendimento médio das áreas colhidas foi estimado em 57 sacas por hectare, apresentando aumento de 0,88% na comparação com a semana anterior.