Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,65 | EURO R$ 6,37

09 de Maio de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 10:00 - A | A

Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 10h:00 - A | A

Demanda global

Demanda da China impulsionou preço da soja no Brasil

Alta da soja é puxada por demanda global e cautela de produtores

 

 
Agrolink - Aline Merladete
Foto-Clik Petróleo e Gás
 

O mercado da soja registrou elevação de preços no Brasil e no exterior ao longo de abril, refletindo o fortalecimento da demanda internacional. A busca crescente por oleaginosa no cenário global, especialmente por parte de grandes compradores, favoreceu a valorização do grão nos principais polos de comercialização. 

Um dos principais fatores por trás da movimentação foi a expectativa de maior presença da China no mercado da soja brasileira. O interesse do país asiático sinalizou uma possível intensificação das compras nos próximos meses, o que levou muitos produtores a recuar nas negociações de grandes volumes, apostando em novas altas nos preços.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Essa postura mais cautelosa dos sojicultores, ao optarem por segurar os estoques, limitou a oferta disponível no mercado spot. Com isso, mesmo diante de uma demanda firme, a liquidez não cresceu na mesma proporção, o que manteve o mercado relativamente travado em algumas regiões. 

Apesar da tendência positiva, alguns fatores limitaram o avanço das negociações. A queda nos prêmios de exportação, observada ao longo do mês, reduziu a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Além disso, a volatilidade cambial adicionou um componente de incerteza, impactando a formação de preços internos.

No mercado físico, a oscilação do dólar frente ao real influenciou diretamente nas decisões de venda e compra. Com a instabilidade no câmbio, muitos agentes preferiram adotar posturas mais defensivas, aguardando definições mais claras antes de retomar novos contratos de comercialização. 

O cenário segue com atenção voltada para os próximos passos da China e para os desdobramentos da política cambial. Caso a demanda externa se confirme aquecida e o dólar mantenha certa estabilidade, o mercado da soja poderá registrar novos momentos de alta ao longo do primeiro semestre.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]