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Notícias do Agro Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025, 16:14 - A | A

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025, 16h:14 - A | A

Papel nutricional

Consumo de ovos no Brasil deve chegar a 306 por habitante em 2026

Consumo de ovos avança e reforça papel nutricional

Administração

 

 
Agrolink - Aline Merladete
 
Foto: Divulgação

O Brasil deve alcançar novo recorde na produção e no consumo de ovos em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A estimativa é de 62 bilhões de unidades e média de 288 ovos por habitante, colocando o país pela primeira vez entre os 10 maiores consumidores per capita do mundo. 

Produção em alta 

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A cadeia de postura comercial brasileira vive um momento de expansão. A produção nacional de ovos deve atingir 62 bilhões de unidades em 2025, crescimento de 7,5% em relação a 2024, que registrou 57,683 bilhões de unidades. Segundo a ABPA, trata-se do maior volume já registrado pela avicultura de postura no país.

Esse avanço é sustentado, sobretudo, pelo aumento do consumo interno. A expectativa é que cada brasileiro consuma, em média, 288 ovos no ano de 2025 — um salto de 7,1% frente às 269 unidades per capita de 2024.

Alimento acessível, nutritivo e cada vez mais presente na mesa

A consolidação do ovo como fonte de proteína acessível, versátil e de alto valor nutricional tem impulsionado sua presença em diferentes perfis de consumo. A ABPA projeta que, em 2026, a produção brasileira de ovos poderá atingir 65 bilhões de unidades, com consumo médio de 306 ovos por habitante. Com isso, o Brasil deve conquistar o 7º lugar entre os maiores consumidores per capita da proteína no mundo, reforçando o papel do ovo na segurança alimentar da população e como alternativa viável frente a outras fontes proteicas mais onerosas. 

O Dia Mundial do Ovo, celebrado em 10 de outubro, é reconhecido por dezenas de países e tem como objetivo destacar a importância nutricional e socioeconômica da proteína. No Brasil, a data é promovida pelo Instituto Ovos Brasil, com ações educativas e de valorização da cadeia produtiva.

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