Sábado, 04 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

04 de Outubro de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 14:58 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 14h:58 - A | A

Produtores enfrentam desafio

Brasileiro deixa de consumir 2 milhões de toneladas de arroz em 15 anos

Área plantada também diminuiu, e preços seguem abaixo dos custos de produção

Administração

 
 

Diante de uma queda no consumo e da diminuição da área plantada do arroz, o preço do grão no Brasil segue abaixo dos custos de produção. Nos últimos 15 anos, o brasileiro deixou de consumir cerca de 2 milhões de toneladas do alimento.

Alexandre Velho, presidente da Federarroz, explica que os brasileiros passaram a ter uma vida mais corrida, com menos tempo disponível para cozinhar alimentos, dando espaço para o crescimento do fast food em detrimento ao que ele chama de “comida de verdade”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

“Nós temos uma dieta alimentar maravilhosa, que é o arroz, o feijão, a proteína e a salada. A gente chama isso de comida de verdade. E essa vida corrida do brasileiro vem diminuindo a disponibilidade, principalmente, das pessoas poderem cozinhar mais em casa”, diz.

Segundo Velho, o aumento generalizado da produção em todo o Mercosul e a pressão do mercado internacional causam o achatamento dos preços do grão. “Nós estamos trabalhando hoje com níveis que eu posso dizer que impraticáveis para se produzir arroz”, lamenta.

 

O presidente da Federarroz ainda explica que a normalização dos preços não depende dos produtores. “O produtor não coloca preço no seu produto, depende da oferta e da demanda, do preço internacional, da taxa de câmbio, tudo isso influencia muito nos nossos preços”, completa.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]