“Todo avanço traz coisas boas e coisas ruins. Em todo avanço a gente tem que entender que a gente tem o ônus e o bônus. Quem quiser apenas o bônus daquilo que a tecnologia ou a evolução traz está no mundo errado. Com a experiência de dados hoje, nós vivemos numa era de tecnologia, numa era de conectividade, que todo mundo está conectado. Todo mundo tem um smartphone, mandando mensagem, compartilhando dado, a todo o momento”, pontuou.
“Esse volume de compartilhamento de dados, inclusive na época da pandemia, houve uma medida provisória que o governo queria que as operadoras de telefonia compartilhassem os dados de geolocalização de todos os usuários com o IBGE para que o IBGE fizesse um rastreamento para verificar onde que aquele usuário com Covid estaria. Essa MP foi questionada no STF e o STF, nessa MP, mesmo antes da emenda constitucional que tornou direito aos dados hoje um direito fundamental, naquela ocasião, o ministro Gilmar, ministro Luiz Fux, ministro Tófolli, ministra Carmen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Barroso... Todos eles assentaram: existe um direito fundamental à proteção de dados.”
O programa Explicando direito, iniciativa da Esmagis-MT, desenvolve conhecimento sobre temas jurídicos e sociais, visando ao aperfeiçoamento das relações humanas, por meio de um bate-papo com personalidades convidadas, seja no estúdio da Esmagis ou virtualmente.
O programa estará disponível na página do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no Youtube.
Anote na agenda!
#ParaTodosVerem - Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Print de tela de computador. Imagem de dois homens sentados frente a frente conversando em uma sala. Ambos vestem roupas escuras e usam gravata. Texto: Programa que desenvolve conhecimento sobre temas jurídicos e sociais, visando ao aperfeiçoamento das relações humanas. Explicando Direito.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)