A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste fim de semana, o processo de captação de órgãos em Mato Grosso. A ação foi a terceira efetivada neste ano por meio da equipe estadual. Uma família tomou a decisão de doar os órgãos do ente falecido, ato que proporcionará a vida para outras famílias.
O processo para retirada e doação dos órgãos iniciou na última quinta-feira (26.09), quando a equipe médica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá notificou a Central Estadual de Transplantes sobre um caso de suspeita de morte encefálica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A partir de então, a equipe da Central esteve envolvida na realização de todos os exames estabelecidos pelo protocolo para a conclusão do diagnóstico de morte encefálica, condição primária para doação de órgãos. A morte encefálica foi confirmada e a família, em um gesto nobre, autorizou a doação de órgãos.
Durante toda a sexta-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos, as equipes da Central, da UTI do Pronto Socorro, da Comissão Intra-hospitalar de doação e do MT Hemocentro realizaram os exames e avaliações necessárias para confirmar a viabilidade clínica da doação, bem como a localização, junto a Central Nacional de Transplantes, dos possíveis receptores compatíveis inscritos no Cadastro Nacional, explicou Fabiana Molina, coordenadora da Central Estadual de Transplante.
Conforme Fabiana, todo o processo, desde a notificação de uma possível morte encefálica até a efetivação da doação, envolve, em média, mais de 100 profissionais da rede da Central Nacional.
Foi essa sincronia e atitude conjunta que permitiu o desfecho da retirada de órgãos, que foi concluída na tarde de sábado (28), quando a equipe de retirada de transplantes deixou a cidade de Cuiabá, com destino à São Paulo, onde foram transplantados o fígado e os rins do doador. A Secretaria, por meio da Central Estadual de Transplantes, agradece e parabeniza o empenho de todos os envolvidos. À família doadora, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito, concluiu a coordenadora.
Retomada do transplante de rim
O Governo de Mato Grosso retomará as cirurgias de transplante renal. De acordo com secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, os procedimentos documentais já foram protocolados no Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos ainda este ano.
A retomada dos procedimentos de transplante de rins será uma grande conquista não apenas para SES, mas principalmente para o Estado, pois este serviço foi interrompido há 10 anos. Além disso, com essa retomada, teremos uma grande economia para o Estado, pois um dos maiores valores é o gasto com transporte de pacientes para fora de Mato Grosso, pontuou o secretário.